logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Brasil Rural: os prazeres da Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul
Turismo Rural Ferradura dos Vinhedos, um roteiro para quem ama os prazeres da vida no campo
20/09/2021
Pandemia: Apesar de liberado o retorno de 100% dos alunos em sala de aula, protocolo da Sesa orienta cautela
Pandemia Apesar de liberado o retorno de 100% dos alunos às salas de aula, protocolo da Sesa orienta cautela
20/09/2021
Exibir tudo

Agronegócio 13º Caju Nodeste abre inscrições gratuitas a partir da próxima sexta-feira (24/9) Inovação, perspectivas de mercado, oficinas de gastronomia e o uso da fruta como fitoterápico estão entre os temas deste ano

Agronegócio: 13º Caju Nodeste abre inscrições gratuitas a partir da próxima sexta-feira (24/9)

A Região Nordeste é responsável por 99,5% de toda a produção de caju no Brasil, sendo o Ceará responsável por mais de 60% de toda a produção | Foto: divulgação/Ascom Caju Nordeste

O mais importante evento do país dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro abre inscrições a partir da próxima sexta-feira (24/9). Produtores, comerciantes, estudantes, pesquisadores, gestores do agronegócio e apreciadores da cultura do caju poderão se inscrever, gratuitamente, no site do evento, para participar do Caju Nordeste. A 13ª edição será realizada de forma híbrida – parte presencial e parte virtual -, em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, nos dias 15 e 16 de outubro.

Além de aquecer o turismo – que aos poucos vai sendo retomado no Brasil – o Caju Nordeste movimenta toda a cadeia produtiva do caju com ciclo de palestras, oficinas, feira de negócios e ainda atrações culturais.

O seminário é realizado, anualmente, em cidades nordestinas com o objetivo de oferecer aos agricultores acesso a todas as tecnologias disponíveis sobre a cultura do caju, incluindo material técnico. O foco da programação são os pequenos e médios produtores rurais e oferece a eles conhecimento sobre novas oportunidades de negócios com o aproveitamento dos derivados do cajueiro, como: pedúnculo e castanha de caju na produção de alimentos, por exemplo.

Para o Presidente do Instituto Caju Nordeste, Paulo Helder de Alencar Braga, o evento é uma forma de levar conhecimento sobre novas tecnologias até os nossos produtores de caju para que possam melhorar ainda mais a sua produção e, consequentemente, a renda: “Num cenário desafiador, acreditamos que as novas tecnologias também podem contribuir para o desenvolvimento comercial e promocional da cajucultura”, ressalta.

O 13º Caju Nordeste tem apoio do Sebrae e Banco do Nordeste. Na programação deste ano, destaque para palestras sobre inovação tecnológica e perspectivas futuras para a cajucultura e oficinas sobre aproveitamento dos produtos do caju pela gastronomia e a utilização da fruta como tratamento fitoterápico.

Devido a pandemia da Covid-19, o Caju Nordeste deste ano será transmitido ao vivo de forma virtual pelo canal oficial do evento no Youtube, com tradução de intérprete de libras, legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição e participação on line do público.

A cajucultura oferece diversos produtos que podem ser explorados comercialmente, dentre os quais: a madeira oriunda da poda; a castanha; o caju (pedúnculo), que pode ser aproveitado para produção de sucos, cajuína, ração animal entre outros produtos. Vale ressaltar que o pedúnculo ainda pode ser vendido como: fruto de mesa e o líquido da castanha de caju (LCC) que é resultado do processamento da castanha é usado também como base para revestimentos, isolantes elétricos, plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, tintas, vernizes, esmaltes, abrasivos e antioxidantes.

O Caju no Nordeste

O caju é a cara do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal – PAM (IBGE, 2018), a área ocupada com cajueiro no Brasil em 2017 foi calculada em 505,5 mil ha; desse total, 99,5% está localizado no Nordeste. Os principais produtores dessa região são o Ceará, que possui a maior área plantada com cajueiro no País (61,6% da área nacional e 61,9% da área nordestina), Rio Grande do Norte e Piauí.

O Nordeste responde por quase toda a produção nacional da castanha de caju (98,8%). Em 2017, a Região produziu 132 mil toneladas. O Ceará é o maior produtor nacional com 60,8% da produção do País, tendo produzido 81 mil toneladas em 2017. Segundo a Embrapa, 80% dos cajueiros do país estão no Ceará que se destaca como o maior produtor de castanha da região.

As informações são de pesquisas feitas pelo Banco do Nordeste e publicadas no Caderno Setorial ETENE.

A cajucultura possui elevada importância sócio-econômica para a região Nordeste, principalmente no semiárido, por gerar trabalho e renda na época mais seca do ano. As agroindústrias beneficiadoras de castanha também são importantes geradoras de empregos diretos e indiretos.

Leia também | Ferradura dos Vinhedos, um roteiro para quem ama os prazeres da vida no campo

Serviço

Inscrições para 13º Caju Nordeste
Período: 24 de setembro de 2021 a 15 de outubro
Como fazer: ficha disponível no site do Caju Nordeste

Canal de transmissão ao vivo: Canal do Caju Nordeste no YouTube

Perfis nas redes sociais: Instagram @cajunordeste | Facebook Caju Nordeste

Compartilhar

Artigos Relacionados

Terremoto de 5,9 deixa 37 feridos no Japão

A área afetada pelo terremoto, de acordo com a intensidade sentida do tremor. | Foto: Reprodução/Agência Meteorológica do Japão

23/08/2026

Mundo:Terremoto de 5,9 deixa 37 feridos no Japão Tremor atingiu Tóquio e região de Kanto na madrugada deste domingo (23); autoridades descartaram risco de tsunami


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/08/2026

    Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório - EM NOTÍCIA Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório | Dino – Nova Iguaçu Online Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório • EPOP Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

  • 21/08/2026

    TRT-14 cria programa contra fraudes em precatório Comentado em Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais

  • 20/08/2026

    Laerte Cavalcante Comentado em Negócios: Club Brasil traz Marcos Strider para almoço em Fortaleza

Últimas Notícias

  • Política: Tainah Marinho percorre 8 cidades no Ceará0
    Política: Tainah Marinho percorre 8 cidades no Ceará Candidata a deputada federal encerra semana de agendas com ato de campanha em Granja ao lado de lideranças políticas
    23/08/2026
  • Canetas emagrecedoras podem causar perda muscular0
    Saúde: Canetas emagrecedoras podem causar perda muscular Especialista alerta que uso sem acompanhamento pode provocar deficiência de nutrientes e redução de massa magra
    23/08/2026
  • Terremoto de 5,9 deixa 37 feridos no Japão0
    Mundo:Terremoto de 5,9 deixa 37 feridos no Japão Tremor atingiu Tóquio e região de Kanto na madrugada deste domingo (23); autoridades descartaram risco de tsunami
    23/08/2026
  • UFC cria jogo sobre Senado e democracia0
    Educação: UFC cria jogo sobre Senado e democracia Projeto Ecos da Democracia terá investimento de R$ 562 mil e será voltado principalmente a estudantes do ensino médio
    22/08/2026
  • Mais de 3 milhões são bloqueados em bets0
    Apostas: Mais de 3 milhões são bloqueados em bets Beneficiários de programas sociais federais são impedidos de abrir ou manter contas em plataformas autorizadas
    22/08/2026
  • Unipace recebe nota máxima e é recredenciada0
    Educação: Unipace recebe nota máxima e é recredenciada Escola Superior do Parlamento Cearense terá mais cinco anos de credenciamento após avaliação do Conselho Estadual de Educação
    22/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas