

Brasil e Indonésia mantêm uma Parceria Estratégica desde 2008, a primeira do Brasil com um país do Sudeste Asiático | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Fortaleza, 23 de outubro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta quinta-feira (23) uma visita de Estado à Indonésia, primeira etapa de uma missão oficial pelo Sudeste Asiático que também inclui a Malásia. O objetivo é ampliar as relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países da região, fortalecendo parcerias estratégicas e abrindo novos mercados para produtos e tecnologias brasileiras.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em Jacarta, Lula foi recebido pelo presidente indonésio Prabowo Subianto, com quem discutiu temas da agenda bilateral e regional. A reunião abordou acordos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, energia e recursos minerais, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação estatística.
Brasil e Indonésia mantêm uma Parceria Estratégica desde 2008, a primeira do Brasil com um país do Sudeste Asiático. A relação tem se expandido em setores como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o comércio entre os dois países atingiu um recorde histórico de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.
Além do encontro presidencial, Lula participa do Fórum Econômico Brasil–Indonésia, que reúne empresários e investidores interessados em fortalecer as relações comerciais bilaterais.
Na sexta-feira (24), o presidente se reúne com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), Kao Kim Hourn, para discutir ações conjuntas e cooperação política.
Em seguida, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da Cúpula da Asean e do Encontro de Líderes do Leste Asiático (EAS). Há ainda expectativa de uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não foi confirmada.
O Brasil é o único país latino-americano com Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, o que permite ao país participar de projetos de cooperação multissetorial e coordenação política com um bloco que representa mais de 680 milhões de habitantes.
A viagem reforça a estratégia do governo brasileiro de diversificar suas relações internacionais e consolidar o país como um ator relevante nas discussões globais sobre economia verde, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
Leia também | Trump impõe primeiras sanções contra a Rússia e pressiona Putin por cessar-fogo na guerra da Ucrânia
Tags: Lula, Sudeste Asiático, Indonésia, Malásia, Asean, Cooperação Internacional, Política Externa, Comércio Internacional, Brasil, Diplomacia, Prabowo Subianto, Donald Trump, Fórum Econômico Brasil-Indonésia, Relações Bilaterais, Energia, Tecnologia, Desenvolvimento Sustentável, Bioenergia, Agricultura, Parceria Estratégica, Exportações Brasileiras, Mercado Asiático, Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, Política Global, Economia Internacional, Portal Terra da Luz