

Plano Diretor quer um melhor reordenamento de Fortaleza. | Foto: Camila Garcia
18 de setembro de 2025 – A Prefeitura de Fortaleza realizará no próximo sábado (20/9), às 8h, na Academia do Professor Darcy Ribeiro, a sexta audiência pública para revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável da cidade. O encontro terá como pauta a Macrozona do Ambiente Construído e as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), áreas estratégicas para o desenvolvimento urbano e a garantia de moradia digna.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Macrozona do Ambiente Construído é formada por quatro tipos de zonas: Zona de Intensificação (ZIN), Zona de Qualificação (ZOQ), Zona de Estruturação (ZOE) e Zona de Interesse Social (ZIS).
De acordo com Lia Parente, vice-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), a ZIN deve concentrar novos moradores, enquanto a ZOE precisa de melhorias antes de receber ocupação.
As Zonas de Interesse Social (ZIS) são diretamente relacionadas às ZEIS, que abrigam comunidades em situação de vulnerabilidade. O novo Plano Diretor propõe três classificações principais:
Para o analista de planejamento do Ipplan, Armando Elísio, a criação dessas zonas é essencial para proteger comunidades vulneráveis. “Os parâmetros definidos funcionam como uma barreira contra usos indevidos e especulação, além de priorizar o direito à moradia”, destacou.
As audiências do Plano Diretor são abertas ao público e acontecem sempre aos sábados, às 8h, na Academia do Professor Darcy Ribeiro (Rua Dona Leopoldina, 907 – Centro). O material de apoio está disponível no site oficial do Plano Diretor de Fortaleza (https://planodiretor.fortaleza.ce.gov.br/).
Leia também | Relator da Câmara descarta anistia geral e irrestrita para envolvidos em atos de 8 de janeiro
Tags: Plano Diretor Fortaleza, Macrozona do Ambiente Construído, ZEIS Fortaleza, urbanismo sustentável, habitação de interesse social, planejamento urbano, Prefeitura de Fortaleza, audiência pública