

Recorde de produção no Campo de Búzios impulsiona Petrobras no pré-sal | Foto: SBM/Divulgação
15 de agosto de 2025 – A Petrobras registrou um marco histórico na produção de petróleo com a plataforma Almirante Tamandaré, que atingiu 225 mil barris por dia no Campo de Búzios, na Bacia de Santos. O feito, conquistado no dia 14 de agosto, representa o maior volume de petróleo já produzido por uma única plataforma na história da estatal brasileira.
O FPSO Almirante Tamandaré (Floating Production Storage and Offloading) está em operação desde fevereiro de 2025, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A produção recorde foi alcançada três meses antes do previsto, consolidando o Campo de Búzios como um dos mais estratégicos ativos do pré-sal.
Atualmente, a plataforma está conectada a cinco poços produtores, com previsão de alcançar oito até o final do projeto.
Descoberto em 2010, o Campo de Búzios deve, em breve, superar o Campo de Tupi como o maior produtor da Petrobras. Os reservatórios da região, de alta qualidade e volume, viabilizaram a contratação de plataformas de grande capacidade, como o Almirante Tamandaré, afretado à holandesa SBM Offshore.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a Petrobras, a espessura das reservas de Búzios equivale à altura do Pão de Açúcar, e a área é duas vezes maior que a Baía de Guanabara. Além do Almirante Tamandaré, outras cinco plataformas operam no local: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. Mais cinco unidades estão em construção, três delas de alta capacidade.
A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, destacou que a média mundial de produção de plataformas é de cerca de 150 mil barris/dia, e que o patamar atingido no Campo de Búzios só é possível devido às características únicas da região.
Búzios é operado pela Petrobras em parceria com as empresas chinesas CNOOC e CNODC, reforçando a importância estratégica internacional da produção no pré-sal.
O navio-plataforma leva o nome de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, que teve papel fundamental na guerra da Independência e na Guerra do Paraguai. Aos 18 anos, já havia assumido o comando de um navio, tornando-se um dos grandes heróis navais da história do país.
No dia 29 de julho, a Petrobras anunciou que a produção de óleo no pré-sal no segundo trimestre de 2025 foi de 1,974 milhão de barris por dia, um aumento de 6,5% em relação ao trimestre anterior, evidenciando o crescimento sustentado da exploração na Bacia de Santos.
Leia também | Donald Trump viaja ao Alasca para reunião histórica com Vladimir Putin sobre guerra na Ucrânia
Tags: Petrobras, produção de petróleo, pré-sal, Campo de Búzios, Almirante Tamandaré, FPSO, SBM Offshore, recorde de produção, petróleo no Brasil, Bacia de Santos, Marquês de Tamandaré, indústria de petróleo, CNOOC, CNODC