

Manifesto destaca afronta à soberania brasileira | Foto: divulgação
10 de julho de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (10), o Manifesto em Defesa do Brasil, com 32 votos favoráveis. A medida foi uma resposta ao comunicado oficial da Presidência dos Estados Unidos que propõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados, além de sugerir interferência no Poder Judiciário em troca de recuo na taxação.

O documento, de caráter suprapartidário, reafirma o compromisso da Alece com os princípios democráticos, a soberania nacional, a integridade das instituições brasileiras e a defesa das empresas e da população do país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a leitura do manifesto, o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), afirmou que a proposta norte-americana fere os princípios constitucionais e desrespeita a tradição diplomática entre os dois países. “Tal comunicação oficial do Presidente dos Estados Unidos não corresponde à histórica boa relação diplomática entre os dois países, entre os dois Estados Nacionais, aos princípios constitucionais das Cartas Magnas das duas nações, e ameaça a soberania brasileira, atingindo o Estado Brasileiro, as empresas brasileiras e, em especial, a população brasileira”, pontuou Aldigueri.
A manifestação política da Alece acontece em meio a uma onda de reações nacionais contra o aumento de tarifas proposto por Donald Trump, que passou a valer para o Brasil e outras nações a partir de agosto.
Leia também | A tarifa de Trump contra o Brasil: retaliação política ou armadilha comercial?
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Manifesto em Defesa do Brasil, tarifa dos EUA, Trump Brasil, soberania nacional, política internacional, diplomacia Brasil EUA, Romeu Aldigueri, exportações brasileiras, Poder Judiciário