

Países retomam importação da carne brasileira | Foto: Reuters/Jorge Silva
25 de junho de 2025 – Dezesseis países já suspenderam as restrições à carne de frango brasileira após o único caso de gripe aviária registrado em estabelecimento comercial no município de Montenegro (RS), em maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira (24 de junho de 2025), após o Brasil cumprir os 28 dias sem novos registros em granjas comerciais, conforme prevê o protocolo internacional de controle da influenza aviária.
Os países que liberaram novamente a entrada de carne de aves do Brasil são: Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.
A confirmação do caso em granja comercial ocorreu em 16 de maio e foi oficialmente reconhecida em 22 de maio, após a desinfecção completa da propriedade afetada. Com o controle da situação, o Brasil recuperou o status sanitário internacional de país livre da gripe aviária em estabelecimentos comerciais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Apesar da liberação parcial, 14 países e a União Europeia ainda mantêm embargo total à carne de aves do Brasil. Outros 19 países, além do Reino Unido, aplicam restrições apenas à carne oriunda do Rio Grande do Sul. Já Catar, Emirados Árabes e Jordânia suspenderam apenas as importações do município de Montenegro.
Segundo o Mapa, continuam as articulações com autoridades sanitárias internacionais para garantir a retomada total das exportações.
“As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, destacou a nota oficial do ministério.
A influenza aviária é uma doença infecciosa viral que afeta, principalmente, aves. Também já foi registrada em mamíferos, como bovinos. A transmissão ocorre por meio de contato com aves infectadas, água contaminada ou objetos manipulados em ambientes com o vírus.
Apesar de ser rara em humanos, a gripe aviária exige cuidados sanitários. O Ministério da Agricultura reforça que carne de frango e ovos seguem seguros para o consumo, desde que cozidos adequadamente.
Leia também | Montanhista relata bastidores do resgate de Juliana Marins na Indonésia: “Fiz o que pude”
Tags: gripe aviária, carne de frango, exportação de aves, Ministério da Agricultura, Montenegro RS, influenza aviária, restrição sanitária, comércio internacional, aves do Brasil, Mapa, Rio Grande do Sul, status sanitário, segurança alimentar, embargo à carne brasileira