

Medida visa prevenir fraudes e garantir mais segurança | Foto: reprodução
23 de maio de 2025 – A partir de hoje, 23 de maio de 2025, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem contratar novos empréstimos consignados devem, obrigatoriamente, realizar o cadastro biométrico na plataforma Meu INSS, disponível na internet.
A nova exigência foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (19), assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o documento, o objetivo da exigência é ampliar a segurança na liberação de benefícios para consignados, identificando vulnerabilidades nos sistemas e adotando medidas corretivas. A biometria passa a ser uma etapa obrigatória para a autorização desses créditos.
A liberação de novos empréstimos estava suspensa desde o dia 8 deste mês. O bloqueio ocorreu em meio a investigações sobre irregularidades na cobrança de mensalidades associativas e na concessão de consignados, determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A decisão do TCU, emitida em 2023, foi motivada por denúncias de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, exigindo o uso de assinatura eletrônica avançada e dados biométricos para qualquer desconto em folha referente a sindicatos, associações e empréstimos.
Mesmo com recurso apresentado pelo INSS, alegando que já adotava controles rigorosos no caso dos empréstimos, o Tribunal manteve a decisão, o que levou ao bloqueio preventivo até a adaptação dos sistemas.
O INSS reforça que não solicita dados pessoais ou bancários por WhatsApp, redes sociais ou aplicativos de mensagem. Qualquer solicitação desse tipo deve ser considerada suspeita. O acesso a serviços e informações deve ser feito apenas pelos canais oficiais: o site meu.inss.gov.br, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135.
Leia também | Governo recua parcialmente e revoga alta de IOF após repercussão negativa