Santander Brasil registra aumento de 16% na carteira de crédito para pequenos negócios, com mulheres liderando a busca pelo microcrédito | Foto: divulgação
O aumento da demanda por crédito destinado a micro e pequenos empreendedores no Ceará foi de 16% no segundo semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados do Prospera Santander Microfinanças, programa de microcrédito do Banco, as mulheres são as que mais buscam essa modalidade de crédito, representando 66% do total de clientes no Brasil.
Entre os principais tomadores de crédito estão empreendedores dos setores de fabricação, cosméticos e beleza, que se beneficiam dessa linha mais acessível de financiamento. Além de ser uma alternativa com taxas menores, o microcrédito oferece suporte especializado, permitindo que os empreendedores adquiram mercadorias, matéria-prima ou invistam na expansão e melhoria da infraestrutura de seus negócios. O apoio vai além da concessão de crédito, com consultoria na gestão empresarial e identificação de novas oportunidades de crescimento.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Prospera Santander Microfinanças alcançou R$ 3,3 bilhões em sua carteira de crédito em janeiro de 2025, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. O programa, com 1,15 milhão de clientes ativos, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde o seu lançamento em 2002, o programa já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios.
Fernando da Hora, senior head da Prospera Santander Microfinanças, destacou a importância do programa, afirmando: “Os resultados obtidos até aqui mostram o papel de agente transformador que a Prospera desempenha no Brasil. Sentimo-nos orgulhosos ao ver o impacto do trabalho nas comunidades brasileiras. Temos uma vocação fomentadora da microeconomia e estamos motivados a avançar ainda mais.”
Leia também | Banco Central anuncia novidades no Pix: parcelamento, garantias e autoatendimento para devoluções