logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Loteria: Mega-Sena acumula e próximo prêmio será de R$ 60 milhões
Loteria Mega-Sena acumula e próximo prêmio será de R$ 60 milhões
03/04/2025
Negócios: Rodada de Negócios do Artesanato reúne expositores de todo o Ceará no Terrazo Shopping
Negócios Rodada de Negócios do Artesanato reúne expositores de todo o Ceará no Terrazo Shopping
03/04/2025
Exibir tudo

Artigo A defensora e o monstro: uma vida entre o Direito e a literatura Por Andressa Arce

A defensora e o monstro: uma vida entre o Direito e a literatura

Foto: reprodução

“[…] uma vida dupla: a servidora pública tem, agora, de conviver, com a escritora. Uma percorre as agruras do dia a dia, tenta resolver as demandas de uma população vulnerável, é colocada frente a frente aos males do mundo; a outra se enreda em um universo onírico, onde é possível, até mesmo, sofrer bonito.”

Quando era adolescente, meu pai, atento às minhas perigosas tendências artísticas, me disse: “filha, você sabia que a Lygia Fagundes Telles era escritora e Procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo?”. Apresentou-me o que pareceria o caminho perfeito para uma menina de classe média que visava à fuga dos perrengues financeiros, sem abrir mão de uma vida criativa.

Foi assim que fui parar na faculdade de Direito, onde me sentia um tanto deslocada. Falo, com frequência, que, no mundo jurídico, demorei a encontrar a minha turma, o que aconteceu apenas quando ingressei na Defensoria Pública da União. À medida que comecei a me envolver com as defensoras e os defensores mais dedicados à defesa de direitos humanos, deparei-me com um oásis de engajamento e sensibilidade. Que lindo é ver esses meus colegas trabalhando! Que sorte é poder participar disso. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A odisseia dos concursos públicos obrigou-me a engavetar o sonho de ser escritora. Sei que há gente que sabe conciliar uma coisa à outra; eu não sabia. Guardei-o tão fundo que cheguei a pensar que o havia enterrado. E o velava toda vez que lia um livro que me arrebatava, acreditando que minha sina era apreciar a arte do mundo, jamais fazê-la. Até que, ano passado, aos 39, a necessidade da escrita me veio como uma febre. Caí, delirante, na cama das palavras desejantes, que me queimavam, que me moviam, que me faziam contorcer. Minha dor deliciosa me fez parir um livro e, com ele, uma vida dupla: a servidora pública tem, agora, de conviver, com a escritora. Uma percorre as agruras do dia a dia, tenta resolver as demandas de uma população vulnerável, é colocada frente a frente aos males do mundo; a outra se enreda em um universo onírico, onde é possível, até mesmo, sofrer bonito. 

A Defensoria mostrou-me que o Brasil é diverso — minha experiência no Norte do país foi enriquecedora; voltei com um olhar renovado para o Centro-Oeste, onde vivo — e que é preciso ter ouvidos atentos às histórias dos assistidos, pois se aprende muito com a dureza (e com a beleza que teima em resistir). Trata-se de um ofício que não se desempenha se o espírito não estiver infusionado de esperança. Aqui, penso haver um ponto de intersecção com a literatura: um coração desesperançado não derrama no papel. 

Ainda é difícil dizer o que a defensora tem da escritora e a escritora, da defensora. Elas sabem muito bem quando desempenhar suas funções e, talvez, tenham o mesmo olhar delicado, de quem enxerga a fragilidade própria e a do outro — a força própria e a do outro. O que sei é que uma jamais fica imune à outra. Sou os livros que li, as obras de arte que apreciei, os filmes aos quais assisti. Sou também as audiências de que participei, os pleitos de liberdade provisória que formulei, a voz de quem, um dia, precisou levar um pleito — de fornecimento de medicamento, de concessão de um benefício previdenciário injustamente indeferido — ao Judiciário. 

O engraçado é que ambas escrevem. No filme Os sonhadores, o personagem do Louis Garrel relembra o mais célebre verso de seu pai: toda petição é um poema, todo poema é uma petição. Poemas e petições podem ser minutas de desejos. 

Em uma conversa com a Gabrielle Estevans, jornalista e psicanalista, falei, certa feita, que desconfiava que a formalidade do meu texto — como fica evidente, ele é pouco coloquial — tinha raiz no Direito. E mais: quiçá fosse uma estratégia para me proteger. “Proteger do quê?”, você pode me perguntar, e eu respondo “de mim mesma, de expor minhas feridas em demasia”. Porque também há muitas dores nas petições e lá eu tenho uma armadura. Como retirar algo que, às vezes, parece ter se fundido à pele? Ora, portanto, fico em carne viva, ora meu torso carrega uma malha de metal. 

A vida dupla. De repente, inescapável. 

Outras circunstâncias embalavam minha vida quando uma amiga me fez posar em frente à parede vermelha, no MASP, que tinha o título da exposição em cartaz: duas vidas de Mário de Andrade. Na foto, um sorriso largo e o prenúncio de um caminho bifurcado. No yellow brick road. Presentes, porém, as bruxas: boa e má (eu sou as duas). 

Aprendo a navegar na ambiguidade como quem acabou de descobrir o que é o mar. Enjoo, fico tonta, perco o rumo. Há dias em que quero mergulhar na noite escura, perder-me no que me assombra, para trazer qualquer coisa de mistério às pontas dos dedos. A luz do dia, todavia, sempre me chama e eu preciso voltar. Mesmo que grogue e inebriada. 

Ainda é duro desdobrar-me em médica  — ou defensora — e monstro. Sei que nada disso tem cura e ainda bem. Nesse chiaroscuro, descobri que podem ser bastante belas as monstruosidades. 


Andressa Arce (@andressarce) nasceu em Campo Grande, em 1984, no dourado quente do cerrado sul-mato-grossense. Cresceu entre a beleza e a crueza das histórias da fronteira, o surrealismo pantaneiro e a realidade urbana, que se deixa pintar de vermelho pela poeira do planalto de Maracaju. É defensora pública federal e mestra em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No dia em que não fui, publicado pela editora Patuá, é seu primeiro livro.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Plataforma gov.br ultrapassa 67 milhões de contas com nível de segurança ouro

Andressa Arce | Foto: divulgação
Segurança Plataforma gov.br ultrapassa 67 milhões de contas com nível de segurança ouro
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O voto nasce no percurso

Congresso Nacional, em Brasília | Foto: reprodução

27/01/2026

Opinião: O voto nasce no percurso Por Harley Dias, estrategista político, especialista em Comunicação e Marketing Político


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas