

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Em fevereiro de 2025, o turismo internacional no Brasil atingiu um novo recorde, com a injeção de US$ 823 milhões na economia nacional, um aumento de 22,2% em relação ao mesmo mês de 2024. Durante o mês, mais de 1,3 milhão de turistas estrangeiros desembarcaram nos destinos brasileiros.
Os dados foram coletados pelo Ministério do Turismo, com a colaboração da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal, a partir das Estatísticas do Setor Externo divulgadas pelo Banco Central.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou o impacto positivo do turismo internacional, afirmando que “o setor tornou-se um grande motor da economia do Brasil, sendo o que mais cresce e gerando muitos empregos, principalmente nas micro, pequenas e médias empresas, que representam 95% dos negócios nesse segmento.”
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o turismo estrangeiro injetou mais de US$ 1,6 bilhão, marcando um crescimento de 10,4% em comparação com o mesmo período de 2024. A chegada de turistas internacionais aumentou 57% em relação ao ano anterior, totalizando 2,8 milhões de visitantes.
O setor foi impulsionado por um calendário de eventos internacionais, incluindo a Cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro em julho, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém em novembro.
Freixo destacou ainda que os recordes sucessivos refletem a eficaz promoção internacional do Brasil e o aumento da conectividade aérea, ressaltando que “o Brasil está na moda, graças ao trabalho conjunto entre o setor público e privado.”
Leia também | Nutrição e Clima: Profissionais se tornam protagonistas na segurança alimentar frente à crise ambiental