

Superintendência da Receita Federal, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025. A Receita Federal estima que 46,2 milhões de pessoas prestem contas neste ano.
Com tantas regras e detalhes, é comum surgirem dúvidas. Por isso, a Radioagência Nacional preparou um guia para esclarecer as principais questões sobre a declaração do IR.
A modalidade pré-preenchida da declaração, disponível desde 2022, facilitou o processo, mas alguns documentos continuam sendo essenciais. Entre eles, estão:
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O informe de rendimentos é um dos documentos mais importantes para a declaração. Ele pode ser obtido da seguinte forma:
Se o comprovante de rendimentos não for recebido, o contribuinte deve procurar a empresa responsável ou utilizar os dados da declaração pré-preenchida, disponível a partir de 1º de abril de 2025.
Desde 2022, os contribuintes podem optar pela declaração pré-preenchida, que facilita o preenchimento e prioriza a restituição. No entanto, é necessário revisar todas as informações fornecidas pela Receita Federal para evitar inconsistências.
A escolha entre a declaração pré-preenchida e a tradicional depende do perfil do contribuinte. Para quem tem uma organização detalhada de suas finanças, a versão completa pode ser vantajosa. Já aqueles com múltiplas despesas podem se beneficiar do modelo pré-preenchido.
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro. Caso prefira a declaração em branco, é possível importar os dados da pré-preenchida pelo Programa Gerador de Declaração.
A malha fina ocorre quando há divergências entre os dados declarados pelo contribuinte e as informações da Receita Federal. Para evitar problemas, é essencial revisar todas as informações antes do envio.
Principais erros na declaração:
Para reduzir os riscos, é recomendado reunir todos os documentos com antecedência e conferir cada informação antes do envio.
Leia também | Brasil registra criação recorde de 431,9 mil empregos formais em fevereiro