logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Sono irregular aumenta risco de problemas cardíacos e AVC, aponta estudo canadense
Saúde Sono irregular aumenta risco de problemas cardíacos e AVC, aponta estudo canadense
23/01/2025
Criatividade, negócios e música marcam a trajetória empreendedora do pianista cearense Felipe Adjafre
Piano Criatividade, negócios e música marcam a trajetória empreendedora do pianista cearense Felipe Adjafre
23/01/2025
Exibir tudo

Segurança Prefeito Evandro Leitão anuncia cronograma de convocações para a Guarda Municipal Anúncio ocorreu durante cerimônia de troca de comando da tropa

Prefeito Evandro Leitão anuncia cronograma de convocações para a Guarda Municipal

Prefeito Evandro participou da cerimônia de Passagem de Comando do inspetor Rômulo Reis para a inspetora Cristiane Fernandes. Fotos: Beatriz Boblitz

O prefeito Evandro Leitão anunciou, nessa quarta-feira (22/1), um cronograma de nomeações para a terceira turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a entrega da nova sede da instituição.

O anúncio ocorreu na sede atual da GMF, durante a cerimônia de Passagem de Comando da Guarda Municipal de Fortaleza para a nova diretora-geral, inspetora Cristiane Fernandes, primeira mulher a liderar a corporação. Sem definir datas, o prefeito também se comprometeu a analisar a atualização do um Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da GMF e a gratuidade no transporte público para os integrantes da corporação.

“Quero que a Guarda Municipal de Fortaleza seja uma referência nacional. Que a população fortalezense possa se orgulhar e dizer que tem uma Guarda que faz um trabalho preventivo, alinhado com as polícias Militar e Civil, com os órgãos de segurança que nós temos, e que proteja os cidadãos e as cidadãs fortalezenses”, projetou o prefeito Evandro Leitão.

O anúncio de melhorias corresponde às demandas dos próprios servidores da GMF e contempla a entrega, até 10 de julho, aniversário da Guarda, da sede da instituição, que atualmente está em reforma. O prefeito também anunciou um cronograma de convocação para a 3° turma do concurso da GMF, segundo o qual, a partir de 1° de fevereiro de 2025, serão chamados 160 guardas para assumir; em 1° de janeiro de 2026, serão mais 160; e em agosto do mesmo ano, os demais 188 aprovados.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Primeira mulher a comandar a GMF

Ao receber o cargo, a Inspetora Cristiane Fernandes destacou o comprometimento da nova gestão, e também firmou o compromisso de se dedicar ao máximo para elevar a GMF a um patamar elevado. A nova diretora é a primeira mulher a comandar a Guarda, em 65 anos de instituição.

“Esse é um momento histórico, que representa o fortalecimento da nossa instituição e o reflexo de uma gestão comprometida com a evolução da sociedade. A emoção que sinto nesse momento é indiscritível. Mais do que uma conquista pessoal e profissional, este é um marco para todas as mulheres. O trabalho de cada um de nós da GMF é essencial para o sucesso da valorosa missão de proteger nossa cidade e nosso povo. Peço que caminhemos juntos para honrar esse compromisso com todos os fortalezenses”, enfatizou Cristiane.

O secretário da Segurança Cidadã Coronel Márcio Oliveira também celebrou a nomeação de uma mulher para ocupar a diretoria da Guarda e destacou a notável qualificação da Inspetora. “É uma pessoa que já passou por vários os cargos dentro da instituição, no campo operacional e administrativo. Eu não tenho dúvida que a Guarda Municipal está bem entregue. Nós estaremos ombreados com ela e com o inspetor Cleiton, seu diretor adjunto, para que os objetivos da corporação GMF sejam alcançados, e ela seja alçada a um patamar ainda mais elevado”, destacou o Secretário.

Ao transmitir o comando, o predecessor de Cristiane, o inspetor Rômulo Reis, se emocionou. “São mais de 20 anos de amizade, trabalhando juntos na Guarda Municipal, e me sinto muito honrado em ter comandado ela e agora ser comandado por ela”, falou o inspetor.

A diretora

Cristiane Fernandes é servidora da Guarda Municipal desde 2003. Em sua trajetória, atuou no Pelotão de Ronda Preventiva Escolar (ROPE) e na Coordenadoria das Inspetorias Cidadãs (Coinsp). Entre 2014 e 2016, foi auxiliar técnica da Célula de Segurança Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME). Desde 2021, ela comandava a Guarnição Noturna da Corregedoria da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

Graduada em Administração e em Segurança Pública, Cristiane também possui experiência em comando operacional, gestão de efetivo, tutoria e formação de profissionais da segurança pública, liderança de equipes de segurança, elaboração e execução de planos de segurança e em intervenções administrativas.

Leia também| Sono irregular aumenta risco de problemas cardíacos e AVC, aponta estudo canadense

Saúde Sono irregular aumenta risco de problemas cardíacos e AVC, aponta estudo canadense
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Saúde de Bolsonaro segue estável

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante agenda pública em Brasília; político permanece internado em hospital da capital federal após diagnóstico de infecção pulmonar | Foto: Sergio Lima/AFP

15/03/2026

Política: Saúde de Bolsonaro segue estável Ex-presidente permanece na UTI em Brasília após diagnóstico de broncopneumonia; médicos registram melhora da função renal, mas mantêm monitoramento intensivo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Política: Saúde de Bolsonaro segue estável0
    Política: Saúde de Bolsonaro segue estável Ex-presidente permanece na UTI em Brasília após diagnóstico de broncopneumonia; médicos registram melhora da função renal, mas mantêm monitoramento intensivo
    15/03/2026
  • Ciência: Núcleo da Terra pode mudar rotação0
    Ciência: Núcleo da Terra pode mudar rotação Estudo científico indica que o núcleo interno do planeta pode ter desacelerado e até iniciado um movimento reverso, dentro de um possível ciclo geofísico de décadas
    15/03/2026
  • Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã0
    Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã Conflito regional se intensifica após ameaças iranianas a portos dos Emirados Árabes Unidos e novos ataques registrados no Golfo Pérsico
    15/03/2026
  • Justiça: Caso Vorcaro gera debate no STF0
    Justiça: Caso Vorcaro gera debate no STF Autorização para visitas sem gravação em presídio federal vira precedente e levanta preocupações no sistema de segurança pública
    15/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal0
    Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal Ex-presidente segue internado na UTI com pneumonia bacteriana bilateral e sem previsão de alta hospitalar
    14/03/2026
  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas