logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Enel Ceará passa de 1,4 milhões de clientes cadastrados na tarifa social de energia elétrica
Energia Elétrica Enel Ceará passa de 1,4 milhões de clientes cadastrados na tarifa social de energia elétrica
18/09/2024
Investigação: Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal são alvo de operação da PF
Investigação Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal são alvo de operação da PF
20/09/2024
Exibir tudo

Pesquisa UFC desenvolve tecnologia de cimento mais resistente e que reduz emissões de carbono Elaborado a partir de cinzas de carvão e escória de aciaria, o cimento geopolimérico promete redução de emissão de CO2 em até 75%

UFC desenvolve tecnologia de cimento mais resistente e que reduz emissões de carbono

Considerada de alto impacto ambiental, a indústria cimenteira é, atualmente, responsável pela emissão de cerca de 5% de gases de efeito estufa no mundo.Foto: Guilherme Silva/UFC

Pesquisadores da UFC elaboraram a receita ideal para um tipo de cimento mais resistente e sustentável, que reduz as emissões de carbono. Considerada uma tecnologia verde, o cimento geopolimérico é mais de 90% constituído de resíduos industriais, como escórias de aciaria, um resíduo inerente à produção do aço, e cinzas volantes, material resultante da queima de combustível nas centrais termoelétricas a carvão.

A fórmula de eco-cimento foi desenvolvida nos laboratórios do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará e recebeu, no último mês de março, a carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“Devido à instalação da indústria siderúrgica no Ceará há quase 10 anos, os resíduos siderúrgicos são abundantes no nosso estado. Da mesma maneira, quando há queima de carvão mineral nas termelétricas locais há excesso de cinzas de carvão mineral. Combinados em proporções inteligentemente escolhidas, e reagidos em meio fortemente alcalino, forma-se um poderoso cimento que pode ser produzido dando destinação nobre para o que seriam resíduos industriais acumulados, normalmente em pilhas ou em gigantescas piscinas impermeabilizadas de materiais inservíveis”, explica o Prof. Lucas Babadopulos, que assina como inventor responsável pela patente.

Integraram ainda o estudo os pesquisadores: Antonio Eduardo Bezerra Cabral, Heloina Nogueira da Costa, Daniel Lira Lopes Targino, Manoel Adrielton Macedo Moreira e Lucas Benício Rodrigues Araújo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Sustentabilidade

Considerada como de alto impacto ambiental, a indústria cimenteira é, atualmente, responsável pela emissão de cerca de 5% de gases de efeito estufa no mundo. A busca pela redução da pegada de carbono tem sido, portanto, uma máxima para pesquisadores e relevantes empresas do setor. Uma alternativa com bons resultados ao cimento Portland, o cimento tradicional hoje amplamente disponível no mercado e o mais utilizado para a elaboração de concretos e argamassas, é o cimento dito “geopolimérico”. Tratado mais rigorosamente na literatura como “álcali-ativado”, ele tem potencial para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 75% em relação ao tradicional.

O cimento geopolimérico recebe esse nome porque reage formando cadeias de alumínio e silício em meio alcalino. No estado fresco, a mistura dos pós de materiais ricos em alumínio – normalmente os resíduos industriais como cinzas e escórias – forma a pasta geopolimérica que, após o endurecimento, atinge boas propriedades mecânicas, como alta resistência à compressão e boa estabilidade térmica. Ela pode ser feita a partir de diferentes elementos e modos de preparo, sendo a sua fórmula adaptada à aplicação.

Apesar das vantagens constatadas na literatura científica do chamado cimento-verde, a metodologia para elaboração das pastas geopoliméricas ainda não é consolidada e universal. Desse modo, a pesquisa da UFC destaca-se não apenas pela escolha dos materiais, como também pela proposta de um método eficaz para formular o cimento geopolimérico.

“A aplicação combinada das escórias com as cinzas em meio alcalino para geopolimerização e geração dos cimentos ainda pode ser considerada uma inovação, particularmente no Brasil, e o processo de dosagem, principalmente, ainda é um gargalo tecnológico, em que a patente contribui com um procedimento. Então tanto a técnica de dosagem quanto o próprio material resultante, o cimento geopolimérico, são inovações. Esse processo de dosagem foi validado após grande quantidade de experimentos de laboratório, viáveis graças às desafiadoras pesquisas de alunos de pós-graduação”, detalha o pesquisador.

Segundo Lucas Babadopulos, além dos ganhos para o meio ambiente, o uso do cimento geopolimérico promete bons resultados quanto aos custos das construções. “Uma vez que os materiais utilizados para produção do cimento geopolimérico são resíduos industriais de baixo valor agregado, o cimento produzido a partir desse material tende a ser economicamente competitivo no futuro, desde que haja escala de produção industrial, em locais em que os resíduos estejam disponíveis. Além disso, podem ser utilizados em aplicações com necessidade de redução de pegada de carbono”, afirma.

A patente é resultado de estudo de dissertação de mestrado defendida em 2023 pelo aluno Lucas Benício de Araújo, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC). Esta é a patente de número 52 da UFC, sendo a segunda do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil e a 8ª do Centro de Tecnologia.

Por Cristiane Pimentel da Agência UFC

Leia também| Enel Ceará passa de 1,4 milhões de clientes cadastrados na tarifa social de energia elétrica

Energia Elétrica Enel Ceará passa de 1,4 milhões de clientes cadastrados na tarifa social de energia elétrica
Compartilhar

Artigos Relacionados

Trânsito: Radares com IA começam a multar

Radares com inteligência artificial começam a multar uso de celular ao volante e falta de cinto no Rodoanel | Foto: SPMAR

08/07/2026

Trânsito: Radares com IA começam a multar Equipamentos no Rodoanel usam inteligência artificial para flagrar uso de celular ao volante e falta de cinto de segurança


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/07/2026

    Fortal: MP reforça proteção a crianças na micareta – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fortal: MP reforça proteção a crianças na micareta

  • 03/07/2026

    Bingo Plus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

  • 01/07/2026

    Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Consumidor: Decon multa aéreas e empresas de turismo em R$ 1,4 milhão

  • 01/07/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Caucaia terá unidade oncológica em parceria com ICC

  • 30/06/2026

    Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Polícia: Operação mira facções e advogados no Ceará

  • 30/06/2026

    BingoPlus Brasil Comentado em Futebol: Sorteio da Copa do Mundo 2026: Brasil só saberá ordem dos jogos no sábado; veja como funciona

Últimas Notícias

  • Trânsito: Radares com IA começam a multar0
    Trânsito: Radares com IA começam a multar Equipamentos no Rodoanel usam inteligência artificial para flagrar uso de celular ao volante e falta de cinto de segurança
    08/07/2026
  • Mundo: EUA lançam novos ataques contra o Irã0
    Mundo: EUA lançam novos ataques contra o Irã Bombardeios ocorrem após Trump declarar fim de acordo de paz e prometer retaliação por ataques a navios no Estreito de Ormuz
    08/07/2026
  • IAC Literário leva minibibliotecas a comunidades de Caucaia0
    Cultura: IAC Literário leva minibibliotecas a comunidades de Caucaia Projeto do Instituto Aço Cearense inaugura três espaços de leitura com acervo de 180 livros e programação cultural gratuita voltada ao público infantil
    08/07/2026
  • PF faz buscas por armas na casa de Bolsonaro em Brasília0
    Investigação: PF faz buscas por armas na casa de Bolsonaro em Brasília Mandado autorizou busca por armas, munições, acessórios e documentos de registro. Defesa do ex-presidente afirma que nenhum material foi encontrado
    08/07/2026
  • PF mira grupo por pichações em prédio do INSS no CE0
    Operação: PF mira grupo por pichações em prédio do INSS no CE Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Fortaleza. Grupo é investigado por danos ao patrimônio público, crimes ambientais e organização criminosa
    08/07/2026
  • Saúde: Cálculos renais exigem atenção médica0
    Saúde: Cálculos renais exigem atenção médica Pedras nos rins podem causar dor intensa, infecções e perda da função renal quando não tratadas adequadamente
    07/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas