

Setembro é considerado o mês de combate ao suicídio. | Foto: Divulgação/SESEC
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio do Núcleo de Atenção Biopsicossocial (Nuabis), e em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), desenvolveu uma série de ações em alusão à Campanha “Setembro Amarelo”, cujo tema do ano de 2022 é: A vida é a melhor escolha! A Campanha Setembro Amarelo tem o intuito de valorizar a vida e prevenir o suicídio, sensibilizando as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As atividades iniciam no dia 1º de setembro, com a apresentação do Chaplin Cearense para os servidores dos órgãos. O artista performa cenas curtas e interage teatralmente com mensagens de valorização à vida. Na ocasião, também haverá uma acolhida no hall de entrada das secretarias, onde serão entregues broches amarelos e frases motivacionais a funcionários e visitantes.
Ainda na mesma semana, como atividade de engajamento entre servidores, o Nuabis fixará um painel em cada setor administrativo da Sesec, para que mensagens motivacionais sejam aplicadas, com o intuito de promover a positividade, apoio e incentivo entre colegas de sala. Cartazes informativos sobre a campanha também serão fixados em toda a secretaria.
No dia 12 de setembro, haverá o lançamento do Projeto de Capacitação Continuada com o Grupo Integrado de Apoio à Vida e Prevenção do Suicídio (Guardiões da Vida). A priori, 30 servidores da Sesec e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) serão capacitados para a identificação e intervenção à tentativa de suicídio, com o objetivo de reduzir o fenômeno do suicídio no âmbito da segurança pública do Estado do Ceará. O Projeto foi desenvolvido por servidores da Sesec, GMF, Polícia Civil e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, materializando ações que promovam uma maior intersetorialidade entre as instituições de segurança pública.
Ao longo do mês, também serão promovidas palestras educativas ministradas por psicólogos parceiros para a conscientização de servidores e promoção da prevenção e da saúde mental por meio do conhecimento. As ações programadas se destinam a dar voz à problemática, que requer atenção e cuidado das instituições e da sociedade civil.
Leia também | Jardim Botânico do Rio abre neste domingo Semana do Bioma Amazônia