

A solução selecionada contará com recursos, estrutura e apoio técnico para o desenvolvimento de protótipo funcional. | Foto: Fiocruz
Estão abertas as inscrições para a Maratona de Soluções para o desenvolvimento de tecnologias assistivas sociais. A iniciativa faz parte do Projeto “O conhecimento da APS sobre a deficiência”, que integra a Rede PMA-APS, e é realizado com o seu apoio e de diversos parceiros.
O evento é resultado de uma parceria da Fiocruz Ceará com unidades e setores da Prefeitura de Eusébio, e outros parceiros locais, e é uma ação da pesquisa “o conhecimento da APS sobre deficiência: caminhos de visibilidade ou de invisibilidade” apoiada pelo Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (PMA/VPPCB/Fiocruz).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de agosto. Serão propostos materiais e conteúdos de comunicação, recursos, ferramentas, aplicações físicas, analógicas e/ou digitais, entre outras soluções. A solução selecionada contará com recursos, estrutura e apoio técnico para o desenvolvimento de protótipo funcional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O encontro busca conectar pessoas com conhecimento de causa, especialistas e criativos de diversos campos, e engajá-los em torno de desafios sociais circunscritos a um recorte temático. A maratona parte do campo de conhecimento articulado ao desafio proposto, e deve fundamentalmente engajar os sujeitos atravessados pelo contexto que se pretende transformar, além de desenvolvedores e técnicos de outras áreas, tais como: trabalhadores de saúde e demais áreas sociais, designers gráficos e de produtos, designers de experiência, desenvolvedores, cientistas de dados, makers e hackerativistas, produtores e editores multimídias, entre outros perfis.
Inspirada nos hackatons, a ideia é criar espaços para discussão, aprimoramento e experimentação de soluções que respondam aos desafios pontuados no Projeto para a qualificação da atenção primária à saúde. A iniciativa produz colateralidades importantes uma vez que aproxima pessoas e profissionais que, de outra forma, talvez não tivessem oportunidade de refletir coletivamente, a partir de pontos de vista e conhecimentos plurais.
Já a Maratona de Soluções será realizada nos dias 15 e 16 de setembro na Fiocruz Ceará. O encontro vai contar com um time de mentores, pesquisadores e especialistas em saúde, acessibilidade e inclusão.
A imersão envolverá o desenho de soluções para apoiar a recepção, acolhimento, atendimento e atenção a pessoas com deficiência nos equipamentos e serviços que compõem a rede de Atenção Primária à Saúde.
Convocatória: Clique aqui! Inscrições: Clique Aqui!
Para Dúvidas e sugestões: deficienciaeaps.fiocruz@gmail.com
Leia também | Tremores de terra sacodem a Região Norte do Ceará