A Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) deu início à convocação dos aprovados em seu concurso público. Os editais de chamamento, totalizando a convocação de 322 profissionais, foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Na área assistencial, serão contratados em junho 244 trabalhadores; 62, na área administrativa; 16, na área médica. A relação dos convocados, os documentos necessários e mais informações estão disponíveis no site da Funsaúde.
Clique aqui e acesse todas as informações
De acordo com Manoel Pedro Guedes Guimarães, diretor-presidente da Funsaúde, o momento é de celebração. “Celebrar o esforço, a dedicação e a confiança de cada um de vocês. De cada aprovado no concurso Funsaúde. Vocês sonharam o nosso sonho e acreditaram na possibilidade de fazermos juntos um SUS ainda melhor para todos os cidadãos cearenses. Esta data simboliza um marco na saúde pública do nosso Estado, iniciamos o chamamento do maior concurso público da nossa história , só para o HGF serão convocados mais de 2300 aprovados. Desta forma, o Governo do Estado ratifica o compromisso com a valorização das pessoas, levando assistência de qualidade para todos e colocando a Saúde de sua população em local de destaque”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Manoel Pedro destaca ainda as vantagens da fundação estatal, que integra a administração indireta, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará. “Acreditamos no SUS. E temos certeza que podemos e faremos a diferença, implantando um novo modelo de gestão e um novo modelo assistencial. Mais ágil, mais eficiente e de maior abrangência. Sempre com foco na excelência. O futuro é agora, vivenciamos a história sendo feita de diante dos nossos olhos, estamos no caminho certo, cientes da nossa responsabilidade, mas convictos de dias melhores”.
Os novos concursados são contratados como empregados públicos, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e salários compatíveis com o mercado. Está prevista, também, a entrada de profissionais diaristas em substituição ao antigo modelo, com ênfase em plantonistas. Foram convocados 16 profissionais da Área Médica, 244 da Área Assistencial e 62 da Área Administrativa.
Leia também | Câmara aprova Medida Provisória que define salário mínimo em R$ 1.212, em 2022
A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará) assumiu no início do mês de abril a administração do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). Na ocasião, o secretário Marcos Gadelha e o diretor-presidente da Fundação, Manoel Pedro, assinaram os contratos de gestão na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Após assinatura do contrato, foi dado início o processo de transição das atividades para a gestão da Funsaúde, de forma gradual e responsável, a fim de não comprometer a assistência. Ocorrerá tanto a substituição da força de trabalho terceirizada e cooperada por concursados quanto do modelo de serviço.
Leia também | Projeto de lei cria Política de Proteção e Bem-Estar Animal, em Fortaleza
Garantindo diversidade nos espaços de saúde do Ceará, o chamamento já contempla a cota de 20% das vagas para participantes negras e negros, conforme a Lei Estadual Nº 17.432, e cota de 5% para pessoas com deficiência.
As regras para convocação de candidatos aprovados em concurso público nas vagas destinadas à cota racial foram alteradas no último dia 12 de maio. Um novo decreto estadual foi publicado, aprimorando o anterior, de 3 de fevereiro. A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde-Ceará) aguardava a mudança para elaborar listas de convocação dos aprovados em seu primeiro processo seletivo.
Como previsto no texto original, os candidatos negros aprovados na ampla concorrência são convocados nestas vagas, permitindo que um maior número de candidatos sejam contemplados pela ação afirmativa. A novidade trazida pelo decreto nº 34.726 é que na hipótese de ser mais vantajoso o chamamento como cotista, o candidato não será prejudicado.
Leia também | Número de mortes em operação no Rio de Janeiro sobe para 22, aponta Ministério Público