

Os criminosos renderam o piloto, que serve à Polícia Civil, e o obrigaram a pousar no complexo penitenciário de Gericinó. O piloto, no entanto, resistiu e tentou pousar em um batalhão da Polícia Militar | Foto: reprodução
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (31/03), em Niterói (RJ), mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara especializada do TJ/RJ. A operação Icarus teve o objetivo de prender um dos homens responsáveis pelo sequestro de um helicóptero no dia 19 de setembro de 2021. Os criminosos renderam o piloto, um policial civil de folga, e tinham o intuito de realizar o resgate de traficantes que estavam presos no Complexo de Gericinó (Bangu), no Rio de Janeiro.
Os agentes já vinham monitorando a movimentação do foragido, nos últimos meses, e esperaram que o homem identificado como Khawan Eduardo Costa Silva deixasse a comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, para visitar a família, para efetuar a prisão no Bairro do Fonseca, em Niterói.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
O plano de resgate dos presos teve início, em setembro de 2021, quando dois homens alugaram um helicóptero com a justificativa de que precisavam ser transportados entre Angra dos Reis, no sul fluminense, e o Rio.
Segundo a polícia, Marco Antônio da Silva, o Pará, gerente das bocas de fumo do Sabão, em Niterói, e Khawan Eduardo Costa Silva, preso nesta quinta-feira exigiu uma aeronave com capacidade para transportar pelo menos cinco passageiros.

Depois da decolagem, os criminosos renderam o piloto Adonis Lopes, que serve à Polícia Civil do Rio de Janeiro, e o obrigaram a pousar no complexo penitenciário de Gericinó. O piloto, no entanto, resistiu e tentou pousar em um batalhão da Polícia Militar, que fica ao lado dos presídios. Houve luta corporal dentro da aeronave e ao perceberem que o helicóptero poderia cair, os criminosos desistiram do plano e ordenaram que o piloto os transportasse até Niterói, onde eles desembarcaram e fugiram.
Leia também | Sindipostos lista cuidados na hora de abastecer o veículo com GNV