O Brasil fechará, a partir da próxima segunda-feira (29/11), as fronteiras aéreas com seis países da África diante de uma nova variante de coronavírus, informou pelas redes sociais o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Segundo ele, a restrição afetará voos vindos com os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia), onde há casos confirmados da nova variante Ômicron, do coronavírus
“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter.
A decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de ômicron, foi declarada nessa sexta-feira (26/11) uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado ao governo a restrição de voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul. O presidente da República, Jair Bolsonaro, criticou a recomendação das autoridades de saúde. À noite, o presidente foi convencido pelos assessores a autorizar as restrições.
Leia também | Festas de Réveillon estão autorizadas no Ceará, mas com público limitado e protocolo sanitário