logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Coronavírus: OMS batiza nova cepa africana como Variante de Preocupação Omicron
Coronavírus OMS batiza nova cepa africana como Variante de Preocupação Omicron
26/11/2021
Pandemia: Brasil fecha fronteiras com países africanos com casos da nova variante Ômicron do coronavírus
Pandemia Brasil fecha fronteiras com países africanos com casos da nova variante Ômicron do coronavírus
27/11/2021
Exibir tudo

Turismo Riacho do Meio, um oásis verde dentro do Geopark Araripe, no Cariri cearense Região foi contemplada com Complexo Ambiental dedicado ao patrimônio natural e cultural da Chapada do Araripe para incentivar o turismo

Turismo: Riacho do Meio, um oásis verde dentro do Geopark Araripe, no Cariri cearense

Andando pelas trilhas é possível encontrar espécies endêmicas (que só existem nesse lugar do planeta), como o Soldadinho-do-Araripe | Foto: Nívea Uchoa/Governo do Ceará

Um verdadeiro oásis verde, que se destaca em meio aos 4 mil Km² de vegetação de área do Geopark Araripe, na região do Cariri cearense. O Riacho do Meio, no distrito do Caldas, em Barbalha, é famoso pelas três fontes naturais de água, que surgem no contato de dois tipos de rochas: os arenitos permeáveis da Formação Exu, do topo da chapada, e os arenitos impermeáveis da Formação Arajara. Esse pedacinho da natureza também guarda a Samambaia Açu, planta considerada pré-histórica, e espécies endêmicas como o pássaro soldadinho-do-araripe, que só é encontrado ali.

O Riacho do Meio, localizado no sopé da Chapada do Araripe, está inserido em duas Unidades de Conservação. E é um dos nove geossítios do Geopark Araripe (GA), um território de relevância geológica que abrange outros cinco municípios do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Todo o ecossistema do Geopark é constituído predominantemente pela Caatinga e tipos secundários, como: mata úmida, cerrado e carrasco. Natureza protegida pelas unidades de conservação como a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi, geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Primeira Unidade de Conservação do Brasil [instituída em 1946], a Flona foi criada para preservar o ciclo hidrológico, mantendo até hoje o conceito de uso sustentável”, explica o biólogo e cientista-chefe do Meio Ambiente, Weber Silva.

Weber Silva, biólogo e cientista-chefe do Meio Ambiente

“A Chapada do Araripe é um gerador de água. A maior parte da água que abastece o açude Castanhão, fundamental para Fortaleza, vem do Rio Salgado, que nasce aqui. Estamos ligados a Fortaleza pelas águas. Boa parte da água que o cearense bebe vem daqui”, complementa Weber.

Chuva na Chapada do Araripe

“Ele [Riacho do Meio] traz uma condição bem interessante da importância da Chapada do Araripe para a nossa região. O que é o Cariri se eu tirar a chapada? Vira um sertão desses mais bravos do mundo, que até para achar água é difícil. A chapada condiciona a ocorrência de fontes naturais, consequentemente, de água, e faz da gente um oásis verde. O Riacho do Meio vai mostrar isso, que em vez da gente ter só Caatinga, vamos ter também um Cerrado, vestígios de Mata Atlântica e até floresta úmida”, destaca Rafael Celestino, geólogo e colaborador do Geopark Araripe.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Além de levar os visitantes até as nascentes, as trilhas do geossítio mostram que componentes geológicos também guardam aspectos culturais, como as rochas nomeadas de Pedra do Morcego e Pedra da Coruja. “A pedra do morcego era refúgio para descanso e lugar de emboscada dos cangaceiros Marcelinos, e os últimos [Marcelinos] foram pegos lá e levados para Barbalha onde foram fuzilados em um lugar chamado de Alto do Leitão. E a Pedra da Coruja porque tem umas corujas que dormem lá, e a população colocou esse nome”, conta Rafael.

A pedra do Morcego e a da Coruja, no Riacho do Meio

Os mais antigos contam que o Riacho do Meio também era um local esconderijo e de passagem frequente para banho e abastecimento dos cantis e “quartinhas” do bando do cangaceiro mais famoso do Nordeste, o Lampião.

Leia também | Cultivo do camarão cresce e se torna principal fonte de renda para produtores cearenses

Soldadinho-do-Araripe

O sistema hidrogeológico da Chapada do Araripe também é responsável por fazer o Riacho do Meio se configurar como habitat para espécies raras. “Em razão da Chapada do Araripe apresentar essas condicionantes tão peculiares, existe a ocorrência de espécies endêmicas, muitas das quais não devem ter sido reconhecidas ainda. Porque toda vez que entra um biólogo lá dentro é descrita uma espécie nova”, avalia Rafael.

Um deles é o próprio Weber, que fez parte do grupo que descobriu, em 1996, e descreveu, em 1998, a ave endêmica conhecida como soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni). Atualmente, Weber atua como cientista-chefe do Meio Ambiente, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na elaboração da lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção, com destaque para o desenvolvimento de um plano estadual de ação para a conversão do soldadinho-do-araripe. O biólogo também compõe a equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

“Esse pé-de-serra verde é resultado desse sistema hidrogeológico. Esse sistema é tão maravilhoso que ele permitiu a evolução de várias especiais, das quais a mais notável pela plumagem é esse pássaro Antilophia bokermanni”, justifica.

A ave mede cerca de 15cm de comprimento e pesa 20g, aproximadamente. O macho e a fêmea diferem nas suas características físicas, e são conhecidos por moradores como lavadeiro e lavadeira-da-mata. A fêmea é de cor verde-oliva; o macho é branco, tem a cauda e as penas de voo das asas negras e um “topete” vermelho na cabeça, usado para chamar a atenção das fêmeas.

Símbolo da biodiversidade da Chapada do Araripe, o pássaro só é encontrado em regiões específicas dos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha.

Soldadinho do Araripe | Foto: Felipe Mendes/Isto É

Com base no censo realizado em 2018, a população existente é de aproximadamente 430 adultos. “Ela não acontece em todo o município de Crato, Barbalha e Missão Velha. Ela acontece somente na encosta da Chapada do Araripe”, explica Weber, que ressalta o constante trabalho de monitoramento desenvolvido na região.

Esse monitoramento, desenvolvido pelo ICMBio, Aquasis e demais instituições parceiras, é fundamental porque o pássaro é o mais ameaçado de extinção global no Ceará. Mas a espécie é resiliente. Para sobreviver, a ave depende de água e de espécies vegetais como a rosa-da-mata (Psychotria colorata), facilmente encontrada nas trilhas do Riacho do Meio. Neste início da estação reprodutiva, três ovos já foram encontrados ao longo da encosta da chapada, segundo Weber Silva.

“O futuro da Região Metropolitana do Cariri depende do manejo desse recurso hídrico. E essa ave é interessante porque ela simboliza isso: a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Para mantermos esse pássaro com a gente, precisamos cuidar dos recursos hídricos e da manutenção dessa floresta [Flona]”, enfatiza.

Fonte de água natural e trilha no geossítio Riacho do Meio

De acordo com Weber Silva, a Chapada do Araripe também guarda outras espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, com destaque para o caranguejo (kingsleya attenboroughi) e uma espécie de sapo (Proceratophrys ararype). “Onde o soldadinho foi descoberto pela primeira vez, também foi encontrado um caranguejo, que é de um gênero portador de vermes que contaminam as pessoas que pensem em comê-lo. Se o pássaro é dependente da água, imagine o caranguejo. Essa espécie foi descoberta às portas da extinção. O Proceratophrys ararype é um animal que só existe no ambiente do soldadinho-do-araripe”, ressalta.

O geossítio recebe grupos que buscam tranquilidade e ar puro

A assistente social e produtora cultural Alana Moraes comemora o aniversário no Riacho do Meio há sete anos, mas compreende que um dos donos do lugar é o soldadinho-do-araripe. “Esse é um espaço bem acessível e agradável para a comunidade. A gente vem para cá para se reconectar com a natureza, para sair do caos da cidade. É importante compreender o habitat do pássaro, porque se você fizer muito barulho deixa o Soldadinho-do-Araripe estressado. Então a gente sempre tem cuidado para não fazer barulho e não deixar lixo. A gente tem muito cuidado e uma relação de afeto com esse espaço”, relata.

Leia também | Hidrogênio verde elevará o patamar do setor da construção pesada no Ceará

Educação Ambiental

Com o propósito de estimular a boa convivência com a natureza e destacar as riquezas culturais do Cariri, o Governo do Ceará, por meio da Sema, implantou o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, localizado a 3km do Riacho do Meio. Inaugurado no dia 13 de novembro de 2021, o Complexo Ambiental tem a essência voltada para pesquisa e educação ambiental. A construção teve investimento total de R$ 13,8 milhões.

Estação do Teleférico do Mirante do Caldas

O equipamento é vizinho do Balneário do Caldas, famoso por suas águas claras e milagrosas. Os relatos sobre os milagres que aconteceram nessa região, por volta do século 19, se espalharam e atraíram milhares de romeiros que buscavam cura para suas enfermidades. Foi nesse lugar que José Antônio Pereira Ibiapina, o padre Ibiapina, fundou a Capela Bom Jesus e o Cruzeiro, criado em 1869, e conservado dentro da estrutura do Complexo. Atualmente, o Balneário do Caldas é um dos mais visitados atrativos turísticos do Interior cearense.

Nos dois primeiros dias, 2 mil pessoas usaram o equipamento

Para o fortalecimento do turismo sustentável e das tradições, o Complexo Ambiental conta com o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, um Café Cultural, o Borboletário do Cariri e uma linha de teleférico com duas estações (Bom Jesus e Mirante do Cruzeiro), com passarela de acesso e a plataforma do mirante. Visitantes de todas as idades podem fazer o percurso de 544 metros entre as estações. Ao todo, são 34 cadeiras com três assentos levando os visitantes e moradores da sede do distrito ao alto da Chapada do Araripe.

“Na plataforma inferior, o Centro de Interpretação contempla toda essa visão ampliada da chapada, desde a paleontologia, os geossítios e as tradições. Nós temos o teleférico, mas ele não é só um equipamento turístico, ele é responsável pelo translado para o visitante visualizar toda essa grandiosidade que é a Chapada do Araripe. Na plataforma superior, temos o borboletário, que é uma parceria com o programa Cientista-Chefe e Urca [Universidade Regional do Cariri]”, explica Charmene Rocha, geógrafa e diretora-executiva do Complexo.

Músico e professor Ney Alencar durante visita ao Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe

O local é um orgulho para o músico e professor barbalhense Ney Alencar.

“Nas minhas músicas eu sempre retrato esse nosso viver. Esse Centro de Interpretação veio agregar demais ao teleférico. E quem chega de fora vai ter ideia o que é que nós somos, nossas crenças, nossas culturas, como nós começamos a nossa vida até os dias de hoje. Aqui é um retrato fiel de nós, não só de Barbalha, mas dessas cidades que vivem ao pé da chapada. Retrata fielmente o que nós somos, desde a água até o folclore”, destaca.

Além do Centro de Interpretação, o itinerário da visita também incluiu uma ida sem pressa ao Café Cultural do Complexo, um lugar ideal para tecer conversas demoradas com amigos ou moradores do Caldas. Entre uma xícara e outra, é possível ouvir mais relatos sobre a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que faz a tranquila e encantadora Barbalha se transformar em uma cidade pulsante; entender a importância das romarias de Juazeiro do Norte e da Expocrato para o desenvolvimento da região; e descobrir as narrativas ancestrais que habitam os geossítios. É preciso não se preocupar com o correr das horas, porque são muitas manifestações culturais para conhecer e aprender. No fim, o visitante pode adquirir uma peça do valioso artesanato local.

Para o biólogo Weber Silva, o Complexo Ambiental também é um importante cartão de visita para firmar um pacto com a sociedade em prol da conservação do soldadinho-do-araripe. “Cada pessoa que chegar aqui vai dizer que o Governo do Ceará tem um plano para que tudo isso aqui continue”.

Nesse sentido, o equipamento contará com atuação de guias e dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs), programa do Governo do Ceará, desenvolvido pela Sema, que fomenta a participação da juventude em ações sustentáveis em espaços públicos, ampliando a inclusão social e ambiental.

Guias que atuam no Complexo Ambiental

Todas essas ações expositivas e educativas devem fortalecer a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. A proposta será enviada em 2023 à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com informações de Larissa Falcão e fotos de Nívea Uchoa

Leia também | Geopark Araripe, a história da vida na Terra recontada no Ceará

Compartilhar

Artigos Relacionados

Natal 2025: Papai Noel chega ao Shopping Parangaba neste sábado com cortejo e show natalino

Cortejo e espetáculo marcam a chegada do bom velhinho ao Shopping Parangaba | Foto: divulgação

07/11/2025

Natal 2025: Papai Noel chega ao Shopping Parangaba neste sábado com cortejo e show natalino Evento gratuito marca o início da temporada de Natal no shopping, com desfile encantado, apresentações musicais e programação especial até dezembro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/11/2025

    news-1762552158458-136 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Direitos Humanos: Alece promove 8ª Semana “Cada Vida Importa” com foco na prevenção à violência e memória da Chacina do Curió

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

Últimas Notícias

  • Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 20250
    Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública
    08/11/2025
  • Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta0
    Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta Piloto brasileiro da Sauber disputava posição com Alexander Albon quando perdeu o controle e atingiu o muro duas vezes na reta principal de Interlagos
    08/11/2025
  • Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos0
    Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos Fenômeno climático de categoria F3 atingiu ventos de até 250 km/h e destruiu quase toda a área urbana da cidade; governo avalia decretar estado de emergência
    08/11/2025
  • Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss0
    Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss Novo espaço cultural do município abre suas portas com noite de autógrafos e apresentação musical que une arte, crítica social e valorização da cultura local
    08/11/2025
  • Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros0
    Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros Mostra gratuita do Museu da Pessoa tem versão presencial em Belém até fevereiro de 2026
    08/11/2025
  • Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos0
    Educação: Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos Documento oficial e caneta preta transparente são indispensáveis neste domingo
    08/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas