Evento consolidado no calendário internacional de kitesurf, o Superkite 2021 ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, a 25 km de Fortaleza. O evento, organizado pela Global Kitesports Association – GKA, faz parte do circuito mundial da modalidade na categoria freestyle e acontece há quase duas décadas no litoral brasileiro. Atualmente, o Ceará é o principal celeiro de atletas para o esporte no Brasil, revelando talentos multicampeões constantemente.
No Masculino, o brasileiro melhor ranqueado é o cearense e tricampeão mundial Carlos Mário “Bebê”. Além dos já citados cearenses, fecham o quadro de brasileiros na disputa Manoel Soares e Guilherme Costa.
Em 2021, o Superkite terá a presença de 11 atletas brasileiros, oito na categoria masculino e três na categoria feminino. Dos 11, oito são cearenses, seis no masculino e dois no feminino. São eles: Carlos Mário “Bebê”, Alex Neto, Erick Anderson, João Lucas, Davi Ribeiro, Carlos Magno, Mika Sol e Estefânia Rosa.
Ao todo, serão mais de 46 atletas, nas categorias feminino e masculino, de mais de 20 nacionalidades diferentes, voando nos mares cearenses. Na disputa masculina, o francês Arthur Guillebert é o favorito a vencer o título, mas o espanhol Jeremy Burlando e o australiano Ewan Grant Jaspan estão na cola. O suiço Maxine Chabloz, que venceu o Superkite em 2020, também participará da competição esse ano.
Na briga pelo título feminino do Superkite 2021, Mika Sol é a favorita e pode conquistar, em águas cearenses, o quarto título mundial consecutivo. E pode se dizer que a atleta está em casa. A atleta nasceu na praia do Preá, ao lado de Jericoacoara, e conhece bem os ventos do litoral Oeste do Ceará.
Mika Sol, de apenas 16 anos, já tem um currículo invejável de vitórias: já foi três vezes campeã mundial da GKA , uma vez da WKC e é a campeã mundial adulta mais jovem da história.
“Já fui a países como Sri Lanka, África do Sul, Marrocos, Bonaire e França. São muitas oportunidades pela frente, estou mais conhecida fora do Brasil, porque o Kite é respeitado no exterior”, ressalta a campeã.
As outras brasileiras, Bruna Kajiya e Estefânia Rosa, correm por fora na disputa. Mas as principais ameaças ao título da cearense Mika Sol são as holandesas Pippa Van Iersel e a espanhola Rita Arnaus.
Leia também | Todas as praias do setor Leste de Fortaleza estão próprias para banho
Logo após o Superkite, a Praia de Iracema, em Fortaleza, recebe pelo segundo ano seguido outro grande evento: o Superfoil, etapa do circuito internacional de Foil, da Global Wingsports Association – GWA, nas categorias Wingfoil Freestyle e Wingfoil Race; e da GKA, na categoria Hydrofoil Freestyle. O evento começa no próximo dia 16 e segue até o dia 21 de novembro.
A categoria Foil, que engloba Wingfoil e Hydrofoil, foi recentemente adicionada ao plano Olímpico e será disputada nos Jogos de Paris, em 2024, na categoria Fórmula. Esse fato tem chamado bastante atenção de novos simpatizantes da modalidade, inclusive celebridades.
Conheça um pouco mais sobre as modalidade do kitesurfe e do foil no vídeo a seguir:
Leia também | Familiares, amigos e fãs se despedem de Marília Mendonça; cortejo reúne multidão em Goiânia
Quando: 10 a 14 de novembro
Onde: Praia do Cumbuco – Caucaia – Ceará
Quando: 16 a 21 de novembro
Onde: Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará