logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Opinião: 3 dicas para cultivar seu networking (mesmo em home office)
Opinião 3 dicas para cultivar seu networking (mesmo em home office)
02/11/2021
Esporte: Fortaleza tem a sexta Areninha inaugurada em 2021
Esporte Fortaleza tem a sexta Areninha inaugurada em 2021
03/11/2021
Exibir tudo

Cultura CUFA realiza programação nacional em homenagem ao Dia da Favela Shows, debates e trabalhos sociais em favelas de todo o país estão na programação, que tem o sambista Arlindo Cruz como homenageado

Cultura: CUFA realiza programação nacional em homenagem ao Dia da Favela

O 4 de novembro é considerado o Dia da Favela por ser o dia em que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial, no Rio de Janeiro, em 1900 | Foto: reprodução/Internet

Mais do que comemoração, o Dia da Favela, idealizado pela Central Única das Favelas (CUFA), será marcado por reflexão sobre os problemas existentes nesses territórios, como os históricos de descaso e a negligência demandados a esses lugares e seus moradores. Contudo, também haverá a exaltação da representatividade, da resiliência e da potência presentes nas favelas.

Dentro da programação, que envolve favelas de todo o Brasil, acontecerá uma série de debates, palestras e shows, promovidos por diversas instituições que atuam nesses locais. O grande homenageado da 16ª edição do Dia da Favela será o sambista Arlindo Cruz, que sempre poetizou a favela em suas letras, sem se esquecer do lugar de onde veio, marcando suas composições.

“A gente não deve comemorar a existência das favelas, mas deve, sim, celebrar as mais diversas manifestações culturais, artísticas, sociais, de honestidade, de solidariedade que existem e são marca dessas pessoas que vivem nesses lugares. Isso, sim, precisa ser celebrado e festejado. A ideia é comemorar a resiliência, a força, a autenticidade, e a agenda positiva tão presente nesses territórios”, explicou Nega Gizza, rapper, produtora de eventos em favelas e fundadora da CUFA.

Além de Arlindo Cruz, outros artistas também irão participar da ação, como o cantor Dudu Nobre e Leci Brandão. No Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, acontecerão outras ações como a plantação de 20 “mudas de favela”, responsável pela origem do nome.

Para engajar ainda mais as pessoas, um videochamada sobre o Dia da Favela também foi produzido, com duração de 1m15s, para que as televisões e rádios que queiram entrar nessa jornada de divulgação de uma agenda positiva para a favela possam transmitir e perpetuar as ações.  Os veículos que desejarem participar do movimento podem solicitar esse material para a CUFA.

“A favela tem uma enorme contribuição para a existência e desenvolvimento desse país. Foi o território que mais sofreu na pandemia, mas que também foi pra rua fazer os serviços que contribuíram para o asfalto permanecer em home office, evitando um caos maior”, destaca Preto Zezé, presidente nacional da CUFA. “Por isso, 4 de novembro é dia de celebrar a força, a dignidade, resiliência, a luta e as conquistas da favela”, concluiu Zezé.

  • Arlindo Cruz
  • Leci Brandão
  • Dudu Nobre
Fotos: reprodução/Internet

Ações da CUFA no Ceará

No Ceará, a CUFA seguirá fazendo ações que incluem, além da programação nacional, um encontro de grafiteiros, no qual os artistas irão pintar seus rostos em um corredor de casas do Barroso II, para simbolizar os cuidados com a Covid, por meio de pinturas, retratando os rostos dos moradores com máscaras. O local também receberá jogos de tabuleiros.

Para os mais jovens, a CUFA irá realizar um Campeonato de Travinha Infantil na região do Poço da Draga. A ação terá início às 17h. A quadra de esportes da comunidade receberá o torneio com a realização assinada pela CUFA Ceará e Farol da Juventude, em parceria com o Instituto Iracema e Centro Cultural Belchior. A atividade é destinada às crianças de 5 a 14 anos e as inscrições estarão acontecendo no local.

Além das atividades, a CUFA Ceará também realizará a doação de 8 toneladas de alimentos, que irão beneficiar moradores do Barroso II, Couto Fernandes, Quadras, Areal e Poço da Draga.

Leia também | Estudantes se preparam para 2º Enem do ano

Sobre o Dia da Favela

Dia 4 de novembro é o Dia da Favela. A data foi escolhida, por ser o dia em que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, em 1900, quando o então delegado da 10ª Circunscrição e o chefe da Polícia da época, Enéas Galvão, redigiram um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisava ser limpado, associando aquele território como um lugar sujo, de gente imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje, a Providência é considerada a primeira favela do Brasil.

O nome “Favela” surgiu a partir de uma árvore do cerrado da caatinga. Entre 1896 e 1897, milhares de sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, fundaram a comunidade de Canudos no interior da Bahia. Canudos ficava localizado próximo de um monte chamado ‘Morro da Favela’.

O morro assim era chamado pois lá cresciam muitas favelas, plantas euforbiáceas espinhosas, xerófilas, bastante resistentes à estiagem. Favela é diminutivo de fava (planta leguminosa, como os feijões). Suas sementes são parecidas com as da fava. O nome comum, favela, apareceu, entretanto, por escrito só em 1902 na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha.

Nesse livro, Euclides explica a Guerra de Canudos, o conflito entre os seguidores de Conselheiro e o Exército Brasileiro, e cita, em certos trechos, tanto a favela quanto o Morro da Favela. Depois do massacre de Canudos, os soldados voltaram para o Rio de Janeiro, na época, a então capital republicana.

Após a guerra, deixaram de receber seus salários, e, por falta de melhores condições, foram morar no Morro da Providência, região central do Rio de Janeiro. As manchas que a planta deixou no corpo deles, fez com que eles ficassem conhecidos como “favelados” e o local onde moravam, como favela.

Em 2006, o Dia da Favela virou lei no município do Rio. E, em 2019, se tornou lei no estado. Atualmente é lei em diversos estados e municípios brasileiros.

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop, por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários. Desta forma, a CUFA promove a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA utilizou sua capilaridade para conectar a favela e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Com o programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, física e digital, e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto já atendeu a mais de 6 milhões de pessoas.

Leia também | Mais de 500 blocos fazem inscrição para desfile no carnaval de rua do Rio de Janeiro

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Racha político em SC: bloco de centro se articula para isolar o PL nas eleições de 20260
    Política: Racha político em SC: bloco de centro se articula para isolar o PL nas eleições de 2026 Atritos com Carlos Bolsonaro e decisões do governador Jorginho Mello levam MDB, PSD, União Brasil e PP a costurar aliança alternativa em Santa Catarina
    29/01/2026
  • Educação: Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como consultar e próximos passos0
    Educação: Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como consultar e próximos passos Programa oferece 274,8 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas para o primeiro e o segundo semestres letivos
    29/01/2026
  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas