

O módulo Crew Dragon, onde estão os astronautas, deu início aos procedimentos de descida na noite de sexta-feira (17/9) | Foto: SpaceX/Reuters
A tripulação da Inspiration4 – a primeira missão espacial totalmente composta por civis pousou nas águas do Atlântico na noite deste sábado (18/9).

Segundo informou a empresa responsável pela aventura, a SpaceX, o módulo Crew Dragon onde estão os astronautas deu início aos procedimentos de descida na noite de sexta-feira (17/9), com a ativação de propulsores para reduzir a altitude e fazer o alinhamento ao solo.
Ainda na noite de sexta, os tripulantes da missão orbital fizeram uma ligação inusitada para a Bolsa de Nova York para participar de uma campanha de arrecadação de verbas para o hospital infantil St. Jude – a maior finalidade da empreitada espacial.
Veja como foi a aproximação, a chegada à Terra e o resgate dos tripulantes no vídeo abaixo:
Ao longo dos três dias em que ficaram a cerca de 575 quilômetros de altitude, os integrantes da Inspiration4 fizeram transmissões ao vivo e conversaram com internautas e crianças internadas no St. Jude. Segundo informa o controle da SpaceX, os astronautas assistiram 25 vezes ao nascer e ao pôr do sol durante as dezenas de voltas ao redor da Terra.
A escotilha de observação da Crew Dragon também foi destaque entre as curiosidades da missão. É a maior cúpula já feita para observação espacial em uma aeronave. Veja as imagens capturadas pela SpaceX:
View from Dragon’s cupola pic.twitter.com/Z2qwKZR2lK
— SpaceX (@SpaceX) September 16, 2021
Durante o voo, os tripulantes realizaram também alguns experimentos médicos para avaliar o impacto da altitude sobre o corpo humano. Testes cognitivos e aferições sanguíneas e de radiação dos tripulantes foram realizados várias vezes durante a jornada.
O voo, considerado um marco na história da aviação aeroespacial, partiu no dia 15 de setembro rumo à órbita terrestre. Esta missão é a primeira da SpaceX a não ter o envolvimento da agência aeroespacial norte-americana (Nasa) em nenhuma das etapas de lançamento.
Por Agência Brasil – Brasília
Leia também | Aviação doméstica alcança 75% da oferta de voos pré-pandemia