A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, se reuniu, nesta quarta-feira (8/9), com representantes do Corpo de Bombeiros, técnicos do próprio TJCE e do Governo do Ceará com o objetivo de avaliar os danos e o risco de desabamento da estrutura do edifício atingido por um incêndio de grandes proporções ocorrido na madrugada da segunda-feira (6/9). Não houve feridos graves.
A análise preliminar mostrou grandes rachaduras em colunas de sustentação na entrada da garagem do prédio. Outros danos estruturais ainda estão sendo estudados pela Defesa Civil de Fortaleza, que decidiu interditar o prédio preventivamente ainda na segunda-feira. “Agora vamos trabalhar na reconstrução do prédio”, disse a presidente do TJ.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará está funcionando provisoriamente no Fórum Clóvis Beviláqua, na avenida Washington Soares, em Fortaleza. Em vídeo (abaixo) enviado ao Portal Terra da Luz pela assessoria de imprensa do TJCE, a desembargadora Nailde Pinheiro informa que não houve prejuízo para o andamento de processos no Ceará: “O Diário da Justiça continua circulando, os prazos processuais estão decorrendo e todas as sessões estão ocorrendo diuturnamente”, disse Nailde Pinheiro.
As sessões de julgamento das câmaras do TJ serão realizadas de forma totalmente virtuais e não híbridas.
A presidente do TJCE encerra o pronunciamento com uma mensagem de otimismo. “A todos os magistrados e servidores, quero deixar uma mensagem de otimismo: juntos venceremos esse momento difícil que estamos atravessando e em breve a nossa instituição será reconstruída”, declarou.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque de Araújo, informou que os bombeiros continuam atuando, mas agora de forma preventiva: “O fogo foi controlado, mas nós vamos trabalhar sempre com segurança. No momento vão ser realizados laudos técnicos para nos dar mais garantia. Mas, mesmo assim, a nossa presença aqui será constante”.
O incêndio na sede do TJCE teve início por volta das 4h da madrugada da segunda-feira (8/9). O fogo começou no almoxarifado e atingiu o térreo e os andares superiores do prédio, mas não todas as áreas. “As chamas atingiram dois andares do prédio, mas da ala da recepção para a ala direita, conseguimos confinar o incêndio para que ele ficasse só em uma região. Graças a Deus nenhum registro de feridos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque de Araújo.
As chamas se alastraram rápido devido a uma grande quantidade de material combustível no prédio, como papel, madeira e móveis. Logo o incêndio tomou grandes proporções e causou danos estruturais no edifício.
Leia também | Operação ‘Limbus’ desarticula esquema milionário de sonegação fiscal no Ceará