Depois de um ano e sete meses de espera e muitas incertezas por causa da pandemia de covid-19, o Festival Jazz&Blues de Guaramiranga está de volta com a presença de público nos shows. Será a 2ª temporada da 22ª edição e o primeiro Evento Teste de retomada das atividades econômicas e culturais autorizado pelo Governo do Ceará.
Guaramiranga, na região do Maciço de Baturité, deu exemplo de rigor no cumprimento dos protocolos sanitários e, no final de junho de 2021, foi o primeiro município do Estado a ter 100% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Nesta sexta e sábado (17 e 18/9) haverá uma programação intensa de shows, recitais, bate-papos e oficinas de formação musical, conforme programação completa abaixo. Como os ingressos são limitados, todos os eventos serão transmitidos, ao vivo, pelo canal do Festival Jazz&Blues no YouTube.
Para ser Evento Teste, com a presença de público em parte dos shows, a organização do festival e o público devem seguir o protocolo sanitário do Estado, que envolve o antes, durante e pós-evento.
As barreiras sanitárias na entrada de Guaramiranga terão horário estendido até 00h e contarão com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, BPTUR e equipe do Raio.
Podem ter acesso ao município: moradores; quem tem segunda residência (com comprovação); hóspedes com reservas feitas em estabelecimentos de hospedagem localizados em Guaramiranga (com apresentação de voucher); e participantes do festival (com a comprovação necessária). Todos os adultos a partir de 18 anos devem apresentar cartão de vacinação contra Covid-19 com pelo menos uma dose do imunizante ou a dose única. Não será permitido o acesso de visitantes e de transporte day use.
Segundo a Prefeitura de Guaramiranga, a única programação artística de sexta a domingo (17 a 19) no município será do Festival Jazz & Blues. Não haverá apresentações em restaurantes, bares ou outros espaços públicos; será apenas o Evento Teste.
Para os shows realizados nos dias 17 e 18, às 19h30, na Cidade Jazz & Blues, foram disponibilizados 200 ingressos gratuitos na Bilheteria Virtual. Todas as pessoas que retiraram ingressos receberam um QR-Code. Com ele, fizeram o teste gratuito de Covid-19 no laboratório Lacen, em Fortaleza ou em Guaramiranga, e tiveram que apresentar o cartão de vacinação comprovando as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19.
Para pessoas que tiveram o resultado negativo no teste, o QR-Code foi validado como ingresso para o festival. Cada pessoa do público, ao adquirir o ingresso, assinou um termo de consentimento para ser monitorado pela organização do evento e se comprometeu a realizar um novo teste de Covid-19. Os ingressos estão esgotados.
Os recitais realizados na sexta e no sábado, às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h30 na Igreja da Gruta, ambas no Centro de Guaramiranga, serão restritos a 30 pessoas na plateia. Serão moradores da cidade convidados pela Secretaria de Cultura do município. Estas apresentações também serão exibidas canal do Festival Jazz&Blues no YouTube.
O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
19H30 – SHOWS NA CIDADE JAZZ & BLUES
A Cidade Jazz & Blues foi erguida no espaço do campo de futebol de Guaramiranga, mas com alguns diferenciais para cumprir os protocolos sanitários do Governo do Estado. Toda a área da plateia é ao ar livre, descoberta, e não há praça de alimentação. Serão três shows por dia de grandes intérpretes e instrumentistas cearenses com trabalho autoral e tributo a importantes nomes da música brasileira e universal jazzística. A programação na Cidade Jazz & Blues começa às 19h30 com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube.
No dia 17, sobem ao palco do Festival Jazz & Blues Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga influenciada de forma decisiva pelo Festival Jazz & Blues, com o show “Meu Lugar”; o trombonista Rômulo Santiago, apresenta o show “Tributo a Raul de Souza”; e o cantor cearense Marcos Lessa com o show “Nature Boy – Tributo a Nat King Cole”. No dia 18, são atrações do festival a cantora Idilva Germano, com o show “Quasar”, unindo clássicos do jazz e da música brasileira; o pianista Ricardo Bacelar, que em 2015 gravou DVD ao vivo na 16ª edição do festival, volta ao palco do Jazz & Blues para apresentar seu mais recente trabalho “O viver é de improviso”; e três dos mais renomados sanfoneiros do Ceará, Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte encerram a programação do 22º Festival Jazz & Blues com “Sanfona Jazz”, show concebido especialmente para esta edição do evento, presenteando o público com as múltiplas possibilidades de arranjos, sonoridades, timbres e ritmos do acordeom.
10H, 16H E 17H30 – HOMENAGEM A ALBERTO NEPOMUCENO NAS IGREJAS
A programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” é uma realização do Festival e da FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020. Os músicos Hermano Faltz e Pedro Façanha, em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo e completam o repertório com obras tradicionais do jazz com arranjos próprios. Daniel Sombra e Tiago Nogueira, em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para voz, acordeom e outros instrumentos. No segundo dia recebem o percussionista Igor Ribeiro. Os cantores Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano), com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente nos dias 17 e 18, apresentando canções originais para piano e voz de Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica. A curadoria é do maestro e compositor Alfredo Barros.
11H E 15H – CAFÉ NO TOM
O tradicional Café no Tom, momento especial e descontraído de bate-papo com os artistas, não podia faltar na programação do festival. Nesta temporada do festival, o Café no Tom será virtual. Comandado pelo jornalista Dalwton Moura, o bate-papo terá dois encontros com atrações do dia: um pela manhã, às 11h e outro à tarde, às 15h. No dia 17 quem abre esse espaço no qual o público conhece um pouco mais sobre o artista é a cantora Fladiana. Ela e o Quarteto Jazzera apresentarão, à noite no palco da Cidade Jazz & Blues, o show “Meu Lugar”. À tarde, a conversa será com o trombonista Rômulo Santiago, que apresentará o show “Tributo a Raul de Souza”. No sábado, dia 18, às 11h, o bate-papo será com a cantora Idilva Germano, que apresentará à noite o show “Quasar”. E encerrando o Café no Tom, às 15h, a conversa será com os sanfoneiros Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte, que se encontram no palco do Festival Jazz & Blues no show “Sanfona Jazz”.
9H30 E 13H30 DE SÁBADO – OFICINAS
Duas oficinas online e gratuitas serão exibidas na sexta-feira, dia 18, no canal do festival no YouTube. São oficinas gratuitas e sem necessidade de inscrição. O músico Nélio Costa ministra a oficina de baixo, às 9h30. Baixista, compositor e arranjador, com três CDs solo na área de música instrumental, Nélio Costa é graduado em Pedagogia Musical (baixo elétrico e guitarra, nas áreas de Jazz e música Pop) e segue atuando como músico, compositor e arranjador na cena musical de Fortaleza.
No período da tarde, às 13h30, Hermano Faltz ministra oficina de guitarra. Instrumentista,compositor e professor de música, é um dos principais nomes da cena jazz de Fortaleza atuando fortemente como bandleader em diversos grupos e projetos como: The Bridge e Márcio Resende Quarteto. Atua como professor do instrumento guitarra, harmonia, improvisação e teoria musical a mais de dez anos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN) e está em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Leia também | Jovens do bairro Vila Velha, em Fortaleza, recebem nova escola de Ensino Médio
22º Festival Jazz & Blues: Dias 17 e 18 de setembro de 2021. Evento teste em Guaramiranga (Ceará). Transmissão no canal do festival no YouTube.
Informações: producaojazzeblues@gmail.com
Site: www.jazzeblues.com.br
PROGRAMAÇÃO – 22º Festival Jazz & Blues | Guaramiranga – 17 e 18 de setembro de 2021
DIA 17/09 (SEXTA)
10h – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Hermano Faltz e Pedro Façanha
Local: Igreja Matriz (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
11h – CAFÉ NO TOM
Dalwton Moura conversa com a cantora Fladiana
Local: Canal do festival no YouTube
15h – CAFÉ NO TOM
Dalwton Moura conversa com o trombonista Rômulo Santiago
Local: Canal do festival no YouTube
16h – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Giorgi Gelashvili e Alvany Silva
Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
17h30 – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Daniel Sombra e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro)
Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
19h30 – SHOWS
Fladiana & Quarteto Jazzera / Rômulo Santiago / Marcos Lessa
Local: Cidade Jazz & Blues (200 pessoas*) / Canal do festival no YouTube
DIA 18/09 (SÁBADO)
9H30 – OFICINA
Oficina de baixo com Nélio Costa
Local: Canal do festival no YouTube
10h – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Hermano Faltz e Pedro Façanha (convidados William Madeiro e Mário Nogueira)
Local: Igreja Matriz (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
11h – CAFÉ NO TOM
Dalwton Moura conversa com a cantora Idilva Germano
Local: Canal do festival no YouTube
13H30 – OFICINA
Oficina de guitarra com Hermano Faltz
Local: Canal do festival no YouTube
15h – CAFÉ NO TOM
Dalwton Moura conversa com os sanfoneiros Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte
Local: Canal do festival no YouTube
16h – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Liana Fonteles e Alvany Silva
Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
17h30 – SHOW
“Homenagem a Alberto Nepomuceno” (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)
Daniel Sombra e Tiago Nogueira
Local: Igreja da Gruta (30 pessoas*) / Canal do festival no YouTube após a apresentação
19h30 – SHOWS
Idilva Germano / Ricardo Bacelar / Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte
Local: Cidade Jazz & Blues (200 pessoas*) / Canal do festival no YouTube
* Presencial nas Igrejas: público previamente cadastrado pela Secretaria de Cultura de Guaramiranga
* Presencial na Cidade Jazz & Blues: esgotado.