logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Evento Teste: 2ª temporada do Festival Jazz&Blues começa nesta sexta (17)
Evento Teste 2ª temporada do Festival Jazz&Blues começa nesta sexta-feira (17) em Guaramiranga
17/09/2021
Mundo em Atenção: Coreia do Norte lança míssil balístico a partir de comboio
Mundo em Atenção Coreia do Norte lança míssil balístico a partir de comboio
17/09/2021
Exibir tudo

Homenagem Escola Superior de Advocacia recebe o nome do jurista Paulo Bonavides A solenidade contou com a presença da viúva do jurista

Homenagem: Escola Superior de Advocacia recebe o nome do jurista Paulo Bonavides

"Era hora de reafirmar a homenagem a esse grande jurista", afirmou o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas | Foto: divulgação

A OAB Ceará prestou homenagem ao jurista Paulo Bonavides ao descerrar placa que nomeia a Escola Superior da Advocacia do Ceará com o nome dele. A solenidade foi realizada na quarta-feira (15/9), na sede da Seccional e contou com a presença de Yeda Satyro Benevides, viúva do professor Paulo Bonavides.

Emocionado, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, explicou que anteriormente, a ESA-CE recebeu o nome de Paulo Bonavides, quando ainda funcionava no antigo prédio situado na Av. Pontes Vieira, em Fortaleza. Com a mudança para a nova sede, a norma vigente só permitia homenagear pessoas já falecidas. “Após o falecimento do professor Paulo Bonavides, fato que lamentamos profundamente, decidimos que era hora de reafirmar a homenagem a esse grande jurista. Não poderia ter um equipamento melhor. Ele dá nome à nossa Escola. Escola Professor Paulo Bonavides que muito honra todos os que compõem a OAB Ceará. Tenho certeza de que estamos prestando um justo tributo a quem tanto merece”, afirmou.

Em discurso, o presidente da ESA Ceará, Eduardo Pragmácio Filho, destacou que esse foi um momento ímpar e de muito afeto. “Estamos reafirmando a grandeza, o afeto e a simplicidade do professor Paulo Bonavides. Ele que era professor de todos nós. Portanto, o nome da nossa Escola, como órgão da educação jurídica da OAB, é Professor Paulo Bonavides”, declarou.

A viúva do jurista, Yeda Satyro Benevides, demonstrou toda a gratidão com a homenagem em poucas palavras. “Tudo isso representa atenção e consideração pelo meu amado marido. Para mim foi um momento de muita alegria. Agradeço a todos pela amizade e apreço”, disse.

Solenidade em homenagem ao jurista Paulo Bonavidades na OAB Ceará | Fotos: divulgação

Em atenção aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a solenidade foi restrita aos familiares do homenageado e aos membros da OAB-CE e da ESA-CE, contando com a presença do conselheiro federal da OAB, Hélio Leitão; a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa; o secretário-geral adjunto da OAB-CE; David Peixoto; a conselheira da OAB-CE, Raquel Machado; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Jefferson Viana; o conselheiro estadual da OAB-CE, Ricardo Amorim; o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho; o vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias; a tesoureira da ESA-CE, Érica Martins; o diretor acadêmico da ESA-CE, Leonardo José Peixoto Leal; o Diretor Adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; o Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes; o advogado Waldir Xavier; a advogada e amiga da família, Maria Eroneide Alexandre Maia.

O Homenageado

Paulo Bonavides nasceu em Patos, na Paraíba, em 1925. Iniciou a carreira como jornalista e advogado, no Ceará. Com apenas 25 anos de idade, já era professor de sociologia para alunos do ensino médio do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, em Fortaleza. Mas foi no Direito que ele se tornou autoridade, se transformou num jurista renomado, considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil.

Ao longo da carreira ocupou cargos importantes. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.

Como professor emérito e visitante, lecionou em várias universidades do Brasil e do exterior. Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009). Paulo Bonavides também colecionou prêmios. Entre os mais importantes estão o Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).

O professor e jurista Paulo Bonavides morreu, aos 95 anos de idade, no dia 30 de outubro de 2020, em Fortaleza, no Hospital São Mateus, onde estava internado. A causa da morte não foi divulgada.

Leia também | 2ª temporada do Festival Jazz&Blues começa nesta sexta-feira (17) em Guaramiranga

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno

Câmara aprova PEC do SUAS e garante financiamento da assistência social | Foto: divulgação

29/04/2026

Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
  • Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada0
    Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada Estudante conquista prata em competição internacional
    29/04/2026
  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas