Há muitos motivos determinantes para a escolha de um roteiro de férias. Pra quem gosta de sol e calor, as praias do Nordeste oferecem vários destinos: Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE), Costa do Sauípe (BA), entre muitas outras.
Pensou em Ecoturismo? Também não faltam opções no Brasil. Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO) ou as Catarata de Foz do Iguaçu (PR) são ótimas escolhas.
Há quem goste de parque de diversões para levar os filhos. Nesse quesito, podemos citar a cidade de Penha (SC) onde fica o Beto Carrero World e Aquiraz (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, onde está instalado o parque aquático Beach Park.
Mas se você gosta de um bom vinho e de uma excelente gastronomia campeira, o seu próximo roteiro de viagem pode ser na região da Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Em Santana do Livramento, a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos tem feito sucesso junto aos turistas desde o ano de 2018, quando foi criada por lei estadual, a partir de um trabalho iniciado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O circuito, na fronteira com o Uruguai, exibe a forma de uma ferradura e tem nas vinícolas algumas das principais atrações. Entre as estrelas do roteiro estão as produtoras dos vinhos Almadén, Salton e Terroir da Vigia. Em cada uma delas, é possível vivenciar todo o processo de produção, desde a colheita das uvas, o processo de maturação e fermentação nos tonéis, envase, rotulagem.
Enquanto acompanha o processo de fabricação o turista conhece um pouco sobre a história do vinho, da vinícola que está visitando, curiosidades sobre a produção do vinho e, no final, ainda pode degustar a bebida.
O roteiro também inclui visita a agroindústrias e cooperativas que fabricam queijos (de leite de vaca e ovelha), azeite de oliva – inclusive cosméticos à base do líquido -, noz-pecã e embutidos, entre outras iguarias.
Não à toa, o roteiro figura entre os beneficiários da parceria dos ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que oferece capacitação para fomentar o turismo no campo.
João Paulo Miranda, professor da Unipampa e coordenador da rota, conta que as qualificações do Programa Experiências do Brasil Rural estimulam a associação de negócios. “A capacitação trouxe uma primeira vantagem, que foi uma aproximação. Quando eles começam a conhecer os negócios dos outros, eles veem que podem ter uma interação muito maior. Hoje, está se construindo esse processo de associativismo, por eles perceberem que um pode ajudar o outro, além de trazer conhecimentos úteis para os produtores”, ressalta.
Outro atrativo imperdível para quem escolher conhecer a região da Campanha Gaúcha e optar pela Rota Turística Ferradura dos Vinhedos é a visita ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Presilha do Pago. É um local para imersão nos costumes do povo sulista, que recebeu forte influência de colonizadores europeus, principalmente, espanhóis, portugueses, alemães e italianos.
As músicas, danças, vestimentas, culinária, churrasco com fogo de chão e a história da colonização da região Sul do Brasil prendem a atenção dos visitantes. As opções também incluem passeios a cavalo, interações com os animais e a realização de piqueniques, durante os quais o turista tem a chance de, inclusive, colher o próprio alimento.
Falando em alimento, depois da diversão, nada melhor do que saborear os quitutes produzidos nas fazendas gaúchas. É hora de experimentar o café campeiro – semelhante ao estilo colonial -, recheado de guloseimas tradicionais da região fronteiriça. A forte influência dos povos que colonizaram o Estado do Rio Grande do Sul fez com que a refeição ficasse tão diversificada. Pães, cuca, queijo, salame, aipim frito, linguiça, entres outras especiarias fazem parte do cardápio que é pra deixar o turista não apenas com água na boca, mas de barriga cheia e o sentimento de uma boa acolhida durante o passeio.
Nem só de vinho, gastronomia e especiarias da boa mesa se faz a experiência de conhecer a Rota Ferradura dos Vinhedos. O turista que visita a região tem ainda a alternativa de se deliciar nas águas do parque aquático termal Amsterland. O local oferece espaços como piscina com ondas dotada de faixa de areia, toboáguas e banheiras de hidromassagem, garantindo uma boa opção de lazer e entretenimento para os frequentadores do roteiro em meio à jornada de percorrer os variados atrativos locais.
O coordenador da Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, João Paulo Miranda, avalia que o momento agora, de retomada do turismo, representa também uma oportunidade para divulgar ainda mais o turismo rural gaúcho, na região da Campanha. “As capacitações deixaram evidente para a rota que ela precisa melhorar a divulgação. Existe uma divulgação boca a boca, mas não há uma divulgação conjunta enquanto roteiro. E daí a importância da associação para isso. Não basta ter o roteiro turístico, não basta que o roteiro seja uma lei, é preciso que esse roteiro seja conhecido do público também”, sustenta.
Com informações do Ministério do Turismo
Leia também | Animais silvestres estão retornando à região de Brumadinho