

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, quem se vacinou até o dia 11 de junho deve ficar atento às listas, pois provavelmente já estará agendado | Foto: divulgação/PMF
O boletim com informações atualizadas sobre a campanha de imunização em Fortaleza contra a Covid-19 trouxe, nesta quarta-feira (18/08), o total de 2.357.207 doses de vacinas aplicadas na Capital. 1.667.967 são referentes à primeira dose. Outros 662.472 moradores da capital já tomaram também a segunda dose e 26.768 receberam dose única, o que representa mais de 35% da população com esquema completo da vacina completo.
O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, ressaltou que a campanha está na última faixa etária, vacinando pessoas de 18 anos de idade. A partir desta quinta-feira (19/08), os atendimentos passam a ser voltados para aplicação da segunda dose de AstraZeneca. A relação está disponível no hotsite da vacinação da Prefeitura de Fortaleza.
“A dose de reforço é tão importante quanto a primeira. Quem se vacinou até o dia 11 de junho deve ficar atento às listas, pois provavelmente já estará agendado. Também iremos soltar novas listagens para a sexta-feira e o fim de semana”, destacou.
Conforme Erlemus Soares, para aqueles que perderam o agendamento da segunda dose ou já atingiram a data limite indicada no cartão, o indicado é buscar os locais destinados à vacinação em Fortaleza. São 99 postos de saúde, além do Centro de Eventos do Ceará, os shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Iguatemi, o Sesi Parangaba e os quatro Cucas (Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu ou José Walter).
Os faltosos devem levar comprovantes do motivo pelo qual não pôde comparecer ao dia do agendamento.
O Centro de Eventos possui estoque técnico das vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca; os Cucas estarão aplicando a CoronaVac e os postos de saúde receberão doses da Astrazeneca. Atualmente, não há disponibilidade da vacina Janssen, de dose única.
Pessoas com mais de 40 anos cadastradas na plataforma do Vacine Já, mesmo sem agendamento, podem procurar esses locais para receber a vacinação. “Se tem essa faixa etária, nos procure para que possamos fazer o agendamento fluir e agilizar essa campanha”, enfatizou.
É possível consultar o agendamento programado para a primeira ou segunda dose no site VacineJá. Ao acessar a ferramenta, o cidadão deverá preencher os campo do CPF e da data de nascimento. Após essa etapa, o site VacineJá apresenta os dados cadastrais na parte superior da tela, de forma abreviada, e na área inferior mostra o histórico de agendamentos. A consulta está disponível 24h por dia, todos os dias da semana.
Leia também | Ceará confirma primeiro caso da variante Alfa, cepa com origem no Reino Unido