logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Internacional: Últimos soldados dos EUA deixam o Afeganistão após quase 20 anos
Internacional Últimos soldados dos EUA deixam o Afeganistão após quase 20 anos
30/08/2021
Funsaúde 2021: Inscrições de concurso para área de saúde têm novo adiamento
Funsaúde 2021 Inscrições de concurso para área de saúde têm novo adiamento
31/08/2021
Exibir tudo

Patrimônio Natural Chapada dos Veadeiros: destino imperdível para os amantes do Ecoturismo Com paisagens deslumbrantes, o Parque Nacional é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

O Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, é um dos locais mais procurados pelos turistas | Foto: Augusto Miranda/MTur

Paisagens verdes, cânions, corredeiras, cachoeiras são as principais atrações que compõem o cenário de quem visita a Chapada dos Veadeiros. O destino, localizado no nordeste do estado de Goiás, engloba as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança, é imperdível para os amantes do Ecoturismo.

A entrada do Parque Nacional está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso de Goiás e foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2001. O local preserva uma área de mais de 240 hectares de cerrado e abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes, cursos d’água, cachoeiras e rochas com mais de um bilhão de anos.

Os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. Nas cachoeiras e cânions, a força das quedas d’água presenteia os turistas com revigorantes banhos de energia. A intensa beleza do cerrado é potencializada ainda mais pelo dourado do sol que sempre colore os finais de tarde na região. Ir à Chapada dos Veadeiros é certeza de sair apaixonado por cada cenário que recobre esse pedacinho mágico no interior de Goiás. Mergulhe fundo nas águas geladas da Chapada dos Veadeiros e aproveite cada minuto dessa fantástica viagem.

O ideal para conhecer todas as atrações do parque é buscar um guia de turismo local registrado no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Cachoeira-santa-barbara
Cachoeira Santa Bárbara, famosa pela água em tons de azul Caribe | Foto: site Melhores Destinos

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Cachoeiras-do-prata

As cachoeiras são os grandes atrativos da Chapada dos Veadeiros. A Cachoeira Santa Bárbara se tornou uma das mais famosas da região, mas há outras diversas opções que valem a pena entrar no roteiro, a começar pelas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, entre elas os Saltos do Rio Preto, a Cachoeira das Cariocas e os Cânions.

Fora do circuito principal do parque, vale conferir ainda lugares como: a Cachoeira do Segredo, as Cachoeiras Almécegas I e II, o Vale da Lua, a Catarata dos Couros, as Cachoeiras do Prata (foto ao lado) e muitas outras.

Com diversas trilhas autoguiadas, a Chapada dos Veadeiros agrada especialmente aos viajantes que preferem o turismo independente. Vale dizer que grande parte das atrações tem acesso pago, mas os valores são acessíveis e não pesam tanto no orçamento da viagem. Um ótimo destino para quem não quer gastar muito. Uma das opções é a Trilha do Mirante da Janela.

Jardim-de-maytrea

Além dos revigorantes banhos gelados, a Chapada dos Veadeiros reserva ainda aos viajantes outras experiências espetaculares, como um final de tarde no Jardim de Maytrea (foto ao lado), banhos nas piscinas naturais de águas termais, e, para os mais alternativos, uma grande variedade de tratamentos místicos e holísticos. Sem falar nas deliciosas noites entre os bares, restaurantes e feirinhas da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso, ou ainda a vida pacata e tranquila de Cavalcante e do território Kalunga. A Chapada dos Veadeiros é lugar para curtir sem pressa e onde a boa troca de energia é sempre bem-vinda!

Quando ir à Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na hora de escolher o período para visitar o local. A região é marcada por longos períodos de chuva e de seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano. 

O melhor período para a viagem à Chapada dos Veadeiros é no final das chuvas e início da seca, especialmente entre os meses de abril e julho. Nesse período, a paisagem ainda está verde, as cachoeiras estão com água e o pôr do sol é sempre espetacular. No auge das chuvas, entre novembro e março, as cachoeiras estarão com visual incrível, mas algumas trilhas podem ser fechadas devido ao risco de tromba d’água. Já no auge da seca, entre agosto e setembro, há maior risco de incêndio, o clima seco pode ser desconfortável e algumas cachoeiras estarão quase sem água. Para compensar, é nesse período que o pôr do sol estará mais deslumbrante.

Cachoeira-do-segredo
Cachoeira do Segredo, na Chapada dos Veadeiros | Foto: site Melhores Destinos

Onde ficar

A Chapada dos Veadeiros é bem grande e vale dividir a hospedagem em diferentes bases para economizar tempo de viagem entre os atrativos. As principais bases da Chapada dos Veadeiros para hospedagem são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, sendo que as duas primeiras estão bem próximas e é fácil se locomover entre elas. Já Cavalcante está mais distante e exige mais tempo de estrada até lá.

Alto-paraiso-de-goias

Alto Paraíso é a base com melhor infraestrutura e comércio, além de maior número de pousadas. É uma boa pedida para quem busca conforto e não faz questão de estar colado à entrada do Parque Nacional.

Já a Vila de São Jorge é o destino certo para quem quer ficar pertinho do parque e procura um clima mais alternativo na região. São Jorge tem boas pousadas, mas como a oferta é menor, os preços costumam ser mais altos por lá. Vale dizer que a Vila de São Jorge é uma delícia à noite e há bons restaurantes para curtir. Apesar de pequenina, ela costuma ser bem animada.

Como chegar à Chapada dos Veadeiros

Não há aeroporto na Chapada dos Veadeiros. A opção de aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), distante 233 km de Alto Paraíso de Goiás. Sendo assim, para chegar à Chapada dos Veadeiros, será preciso pegar a estrada de carro ou de ônibus.

O trajeto de Brasília até Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante é 100% asfaltado. A estrada que liga Brasília à Chapada dos Veadeiros é a BR-010. O trajeto leva, em média, 3h50 até a primeira base, que é Alto Paraíso de Goiás. A partir de Alto Paraíso, serão mais 36 km até a vila de São Jorge e 90 km até Cavalcante. 

Para quem não pretende alugar carro, a melhor opção para chegar à Chapada dos Veadeiros é fazer o trajeto da Rodoviária Interestadual de Brasília até Alto Paraíso de Goiás. Não há ônibus direto até São Jorge ou Cavalcante. Para ir às duas cidades, será obrigatória uma parada em Alto Paraíso. 

Quanto tempo ficar

Para conhecer as principais cachoeiras e atrações da Chapada dos Veadeiros, o ideal é ficar na região por, no mínimo, uma semana. Um roteiro de quatro dias – que casa bem com um feriado – ajudará a conhecer o básico, como as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira São Bento e a Cachoeira do Segredo. Para ir um pouco mais a fundo, o ideal é ficar na Chapada dos Veadeiros de sete a dez dias. Esse tempo será suficiente para percorrer as cachoeiras mais procuradas de Alto Paraíso, São Jorge e também Cavalcante.

Cachoeiras-almecegas-i-e-ii
Cachoeira Almécegas I e II, na Chapada dos Veadeiros | Foto: site Melhores Destinos

Se o que você procura é um destino espetacular para dias de descanso e intenso contato com a natureza, a Chapada dos Veadeiros pode ser a sua próxima parada. Independente do período que você escolher para visitar a Chapada, tenha em mente que estará a caminho de um lugar cercado por misticismo e muita energia. Aproveite e se deixe levar. A cada banho de cachoeira pense que você estará recarregando as baterias para um novo ano que está por vir.

Com informações do MTur/ICMBio e site Melhores Destinos

Compartilhar

Artigos Relacionados

Futebol: CBF define jogos da 4ª fase da Copa do Brasil

Troféu da Copa do Brasil simboliza uma das competições mais importantes do futebol brasileiro | Foto: Marcello Zambrana/AGIF

14/03/2026

Futebol: CBF define jogos da 4ª fase da Copa do Brasil Confrontos da quarta etapa da Copa do Brasil serão disputados em partidas únicas entre os dias 17 e 19 de março


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas