Com informações do site Poder 360
O avanço da vacinação no Brasil começa a surtir efeito na Europa. Hoje, cinco países da Europa autorizam a entrada de brasileiros. São eles: Croácia, Eslováquia, França, Irlanda e Suíça.
Suíça e França dispensaram medidas de quarentena e de testagem para os brasileiros totalmente imunizados contra o vírus. Ou seja, quem tomou as duas doses da vacina, ou recebeu a de dose única tem acesso livre. Para os 2 países, passageiros vindos do Brasil que não estão completamente vacinados têm que apresentar o motivo da viagem, teste negativo e passar 10 dias de quarentena antes de sair às ruas.
A França aceita 3 das 4 vacinas em aplicação no Brasil para autorizar a entrada de viajantes. A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, não está na lista. Cerca de 39% da população brasileira recebeu a CoronaVac segundo dados de domingo (18/07/2021) do Localiza SUS plataforma do Ministério da Saúde.
Em julho, o Catar e o Marrocos também passaram a aceitar brasileiros totalmente imunizados. Se essa condição for atendida, não é preciso fazer quarentena ou teste para entrar nos países. No começo do mês, a Madeira também anunciou que está recebendo estrangeiros imunizados com qualquer vacina. O arquipélago de cerca de 780 km² localizado no Oceano Atlântico, 700 km a oeste da costa africana, é uma região autônoma de Portugal.
Leia também | Ceará vai receber novos lotes de vacinas
O medo de que brasileiros espalhem o vírus da Covid-19 na Europa faz com que as fronteiras continuem fechadas ou sejam mantidas restrições para a entrada de visitantes.
Os países totalmente fechados são: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia.
Leia também | App facilita viagens nacionais e internacionais