A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai disponibilizar mais quatro milhões de doses da vacina que produz em parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo o Ministério da Saúde, as doses chegarão nos próximos dois dias e começarão a ser distribuídas aos estados, conforme parâmetros do plano de operacionalização do PNI.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão de bancários e trabalhadores dos Correios entre os públicos prioritários do Programa Nacional de Imunizações. Por isso, uma parte das doses será destinada a essas duas categorias. Também haverá atenção especial aos brasileiros que moram em cidades próximas de fronteiras com outros países.
Para o mês de julho, a previsão é de entrega de 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz. Para os meses de agosto e setembro, a expectativa é de disponibilização de mais 50 milhões de doses, além de outras 60 milhões da Oxford produzidas pela Fiocruz em seu complexo de Biomanguinhos.
Leia também | Viajantes de voos nacionais com sintomas gripais farão exame antes do embarque
Uma nova carga do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina deve chegar no próximo sábado (17). Segundo a Fiocruz, o avião que trará o lote ao Brasil está programado para as 19h35, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão).
A nova remessa do IFA será usada para a produção de dez milhões de doses. De acordo com a fundação, o lote irá garantir entregas no mês de agosto, após a realização das etapas de processamento final e controle de qualidade. A instituição aguarda novas remessas para o próximo mês.