O vereador Ronivaldo Maia, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2009, foi preso e autuado em flagrante na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), por tentativa de homicídio qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima e por violência doméstica. A Polícia Civil ressaltou que não cabe fiança para o caso. O crime ocorreu na noite dessa segunda-feira (29/11), no bairro Granja Portugal, em Fortaleza, no bairro Granja Portugal.
Segundo a polícia, o motivo do crime seria uma discussão por causa de uma conta no valor de R$ 1,6 mil. O vereador Antônio Ronivaldo da Silva Maia, de 51 anos, foi à casa da mulher de 36 anos – com quem tinha um relacionamento extraconjugal – e teria pedido para ela adiantar o pagamento da conta. Mas a vítima teria se negou a realizar o pagamento, mesmo com a promessa de ressarcimento, e os dois começaram a discutir. De acordo com os depoimentos prestados à Polícia pela vítima e por testemunhas, a mulher foi empurrada pelo vereador para fora do carro, um Ford Eco Sport. Ela teria se segurado no parabrisa do veículo e Ronivaldo acelerado e arrastado a amante pela rua por alguns metros.
A vítima (identidade preservada) foi socorrida por populares com lesões no braço esquerdo e nas pernas. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) constatou as lesões. Além de perder muito sangue, a vítima conta que fraturou o osso do pulso esquerdo, que está imobilizado, e ainda perdeu tecido da mão.
Ainda de acordo com as testemunhas, Ronivaldo saiu do local com o carro e depois voltou a pé para tentar prestar socorro à mulher, que já estava em casa. Mas familiares dela o expulsaram da residência. O vereador Ronivaldo Maia, que é professor, foi preso em flagrante minutos depois, em um posto de combustíveis, pela Polícia Militar do Ceará. Ao ser interrogado, o parlamentar preferiu se manter em silêncio.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A Executiva Municipal do PT, em Fortaleza, anunciou, no final da manhã desta terça-feira (30/11) a suspensão imediata da filiação do vereador Ronivaldo Maia. O partido anunciou ainda que formará uma comissão, com representação igualitária de homens e mulheres, para apuração disciplinar dos fatos.
“De posse das primeiras informações sobre os fatos, o Partido dos Trabalhadores, através de suas instâncias, reitera seu compromisso intransigente com o combate à toda forma de violência contra a mulher e acompanhará de perto a apuração rigorosa do ocorrido”, diz nota do PT Fortaleza.
Também por meio de nota, a assessoria de comunicação do vereador Ronivaldo Maia confirmou a prisão do político e ponderou que “o parlamentar luta pelos direitos das mulheres, em especial nas que sofrem violência doméstica”.
Nesta terça (30/11), a Justiça decidiu, em audiência de custódia, manter a prisão do parlamentar.
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) informou que aguarda as investigações sobre as acusações de tentativa de feminicídio contra o vereador Ronivaldo Maia (PT-CE). O legislativo municipal frisou que “se contrapõe a qualquer ato de violência”.
Leia também | Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil