

João Fonseca comemora vitória sobre Thiago Monteiro na primeira rodada do Rio Open 2026, no Rio de Janeiro | Foto: Fotojump
18 de fevereiro de 2026 – O jovem João Fonseca confirmou o favoritismo e garantiu vaga nas oitavas de final do Rio Open ao vencer o compatriota Thiago Monteiro por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/1, na noite desta terça-feira (17). Diante de cerca de seis mil torcedores, o carioca encerrou um jejum de vitórias em simples na temporada 2026 e manteve vivo o sonho do primeiro título no principal torneio de tênis da América do Sul.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Número 38 do ranking mundial, João Fonseca conquistou sua primeira vitória em jogos de simples no ano após enfrentar problemas físicos no início da temporada, especialmente dores nas costas que comprometeram seu ritmo de competição. Cabeça de chave número três no Rio Open, o tenista mostrou maturidade nos momentos decisivos, principalmente no tie-break do primeiro set, quando elevou o nível e abriu caminho para o triunfo.
Nas oitavas de final, Fonseca encara o peruano Ignacio Buse, atual 91º do ranking, em confronto marcado para quinta-feira (19).
Apesar do início irregular em 2026, com derrotas nas estreias do Australian Open e do ATP 250 de Buenos Aires, onde defendia o título, João Fonseca chegou confiante ao torneio disputado no Jockey Club Brasileiro. Em 2024, ainda antes de se profissionalizar oficialmente, o carioca já havia alcançado as quartas de final na competição, e agora não esconde o objetivo de ir além.
Além da chave de simples, Fonseca segue vivo nas duplas do Rio Open. Ao lado de Marcelo Melo, venceu na estreia e volta à quadra nesta quarta-feira (18) contra a dupla argentina formada por Andrés Molteni e Máximo González.
Já Thiago Monteiro, de 31 anos, se despede do ATP 500 carioca na primeira rodada, algo que não ocorria desde 2018. O cearense, atualmente na 208ª posição do ranking, vinha do qualifying, mas não resistiu ao bom momento do jovem adversário.
Leia também | João Fonseca e Marcelo Melo vencem na estreia e avançam às quartas
Tags:
João Fonseca, Thiago Monteiro, Rio Open 2026, ATP 500, tênis brasileiro, esporte brasileiro, tênis masculino, jovens talentos do tênis, ranking ATP, Jockey Club Brasileiro, Portal Terra Da Luz