A explosão de uma rocha com o uso de dinamite em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, assustou os moradores da rua 6 do Residencial Maracanaú. Lama e destroços atingiram as casas do entorno de uma obra de drenagem.
Segundo a prefeitura de Maracanaú, a explosão foi provocada pelos trabalhadores da obra e tinha o objetivo de retirar uma rocha que atrapalhava o andamento do serviço. Os moradores registraram, no início da tarde da quinta-feira (20/01), o momento da explosão que, além de destruir o alvo (a rocha), acabou atingindo as casas e espalhou muita sujeita e lama no local. (Assista ao vídeo abaixo).
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
No vídeo é possível ouvir uma moradora relatando que não havia nenhum militar do Corpo de Bombeiros ou servidor da Defesa Civil acompanhando a explosão.
Outra moradora mostrou o dano causado pela explosão na casa dela.
“Gente, eu estou nervosa. Acabaram de explodir o meu portão. Estou nervosa aqui. Essa dinamite aqui na minha rua, quase pegava no meu carro. Meu Deus, eu estou nervosa”, relatou a moradora, chorando.
A Prefeitura de Maracanaú informou uma empresa licitada foi contratada para fazer o serviço. Esclareceu que “a explosão foi controlada e feita com a autorização do Exército, como determina a lei”, e que os moradores “foram previamente contatados e orientados pela empresa sobre o dia e horário da explosão.”
Ainda segundo a prefeitura, os danos ocorridos nos imóveis serão reparados ou ressarcidos pela empresa responsável. A Prefeitura e a empresa licitada enviaram equipes técnicas ao local para fazer o levantamento dos danos.
Leia também | Autoridades exigem novas ações da Vale para proteção de barragens ameaçadas de rompimento