logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
BNB apresenta planejamento para hidrogênio verde durante debate em Brasília
Investimento BNB apresenta planejamento para hidrogênio verde durante debate em Brasília
27/09/2024
Festa de São Francisco, em Canindé, aquece o turismo religioso e eleva a ocupação hoteleira da cidade
Turismo Festa de São Francisco, em Canindé, aquece o turismo religioso e eleva a ocupação hoteleira da cidade
27/09/2024
Exibir tudo

Sustentabilidade Prefeitura de Fortaleza vence Prêmio WRI Ross Center for Cities com o projeto Re-ciclo O projeto de coleta seletiva foi o finalista entre 200 concorrentes de 148 cidades e 62 países

Prefeitura de Fortaleza vence Prêmio WRI Ross Center for Cities com o projeto Re-ciclo

O prêmio reconhece ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas em todo o mundo. Foto: divulgação

A Prefeitura de Fortaleza foi a vencedora do Prêmio WRI Ross Center para Cidades 2023-2024, com o projeto Re-ciclo. A honraria foi divulgada pelo World Resources Institute durante cerimônia realizada em Nova York, na quarta-feira (27/09).

O prêmio reconhece ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas em todo o mundo. Ao todo, concorreram ao prêmio 200 candidaturas, representando 148 cidades e 62 países. Com a vitória, Fortaleza, representada pela coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Marisa Leitão, e pela gerente do projeto Re-ciclo, Nirlania Diógenes, recebeu um prêmio de US$250 mil.

O tema do WRI foi “Impulsionando esforços por comunidades preparadas para as mudanças climáticas”, convocando as iniciativas que abordem a magnitude e urgência das crises climáticas. “Os finalistas deste ciclo demonstram a liderança e a inovação necessárias para guiar o mundo em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Ross, CEO da Related Ross, fundador da Related Companies e Presidente do Júri do Prêmio independente.

“O Re-Ciclo é um exemplo poderoso de como as soluções urbanas mais eficazes exploram nossa criatividade e desenvoltura para resolver vários problemas de uma vez. Acredito que este projeto vencedor inspirará outros globalmente a desenvolver abordagens replicáveis que melhorem a vida das pessoas enquanto alimentam a transição econômica justa de que precisamos”, disse Ani Dasgupta, presidente e CEO do WRI.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), observou: “Este reconhecimento internacional ressalta a importância das políticas públicas de Fortaleza sobre sustentabilidade e mitigação da crise climática. O projeto Re-Ciclo não apenas avança a educação ambiental e aumenta as taxas de reciclagem, mas também aumenta a dignidade dos catadores, melhorando assim a qualidade de vida geral na cidade. Nosso objetivo é estender o Re-Ciclo a todos os bairros de Fortaleza e inspirar outras cidades a adotar práticas semelhantes.”

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“A equipe Re-Ciclo e todos os finalistas excepcionais mostram o que é possível quando pessoas apaixonadas acreditam em sua causa e sustentam sua missão, mesmo contra grandes adversidades”, disse Rogier van den Berg, diretor global do WRI Ross Center for Sustainable Cities. “Eles provam que a mudança transformadora não é apenas um sonho distante, mas uma realidade tangível.”

Jen Shin, líder global do WRI Ross Center Prize for Cities, disse: “O Re-Ciclo exemplifica uma solução justa, equitativa e centrada nas pessoas, impulsionando mudanças profundas. Mesmo ao lado de outros projetos excelentes, ficamos profundamente impressionados com seus impactos demonstrados e seu potencial de replicação em outras cidades. Ele se destacou como um farol de transformação este ano.”

Re-ciclo

Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), o Re-ciclo é fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e desenvolvido a partir de uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor. Atua hoje em 26 bairros da cidade e, desde setembro de 2022, o projeto já coletou 656 toneladas, que geraram cerca de R$ 600 mil para as associações de catadores. Mais informações: reciclofortaleza.com.br.

Sobre o World Resources Institute e o WRI Ross Center For Sustainable Cities
O WRI atua com base em pesquisa e através de parcerias em âmbito global e com foco em diferentes países para atender às necessidades básicas das pessoas, proteger e restaurar a natureza, estabilizar o clima e criar comunidades resilientes.

O WRI Ross Center for Sustainable Cities é o programa do WRI que trabalha para viabilizar cidades mais conectadas, compactas e coordenadas. A rede possui mais de 500 especialistas no Brasil, China, Colômbia, Etiópia, Índia, Indonésia, Quênia, Países Baixos, México, Turquia e Estados Unidos. Mais informações em wri.org/cities ou no X @WRIRossCities.

Leia também| BNB apresenta planejamento para hidrogênio verde durante debate em Brasília

Investimento BNB apresenta planejamento para hidrogênio verde durante debate em Brasília
Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro

Ex-banqueiro Daniel Vorcaro investigado por fraudes no sistema financeiro | Foto: divulgação/Banco Master

04/03/2026

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo


Leia mais

1 Comment

  1. Luan César da Costa disse:
    29/09/2024 às 21:46

    Olá, muitíssimo obrigado por você ter me repassado os contatos dos assessores dos candidatos a prefeito de Fortaleza nessa eleição, mas nenhum quis ser entrevistado pelo meu site por falta de tempo.
    O assessor do candidato Tércio Nunes do PSOL me sugeriu uma entrevista coletiva junto com outros portais de mídia independente, mas eu não conheço nenhum. Eu estive pensando em pleitear um espaço no debate que a Band, onde o dono deste site é diretor regional de jornalismo, deve organizar no 2° turno das eleições para prefeito de Fortaleza para eu apresentar minhas perguntas e colocar pontos de vista para melhorar o debate, dê uma chance para os “Fatos do Ceará” e prometo não te arrepender.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro0
    Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo
    04/03/2026
  • Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Subtítulo: Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026 04 de março de 2026 – A federação União Progressista confirmou apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (3), em Brasília, após reunião entre lideranças nacionais e estaduais da federação. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, que destacou o alinhamento do grupo ao campo de oposição no Estado. O encontro reuniu dirigentes partidários e representantes da oposição cearense para discutir o cenário eleitoral e os rumos da aliança para o próximo pleito. Decisão encerra especulações O anúncio põe fim a um período de incertezas que movimentou os bastidores da política cearense nos últimos meses. Parte da base governista avaliava a possibilidade de a federação caminhar ao lado do governador Elmano de Freitas, hipótese descartada com a definição consolidada na capital federal. Para Capitão Wagner, a decisão representa um passo estratégico na construção de um projeto alternativo para o Estado. Segundo ele, a federação chega unida para fortalecer uma proposta de mudança e enfrentar os principais desafios do Ceará ao lado de Ciro Gomes e de outras lideranças oposicionistas. Fortalecimento da oposição Com a definição, a expectativa é de intensificação das articulações políticas nos próximos meses, visando à consolidação das chapas majoritária e proporcionais. Aliados avaliam que o movimento reorganiza o tabuleiro eleitoral e amplia a base de sustentação da candidatura ao governo estadual. Formada nacionalmente por União Brasil e Progressistas, a federação União Progressista figura entre as maiores forças partidárias do país, com ampla presença no Congresso Nacional e nos estados. Leia também | Tags: Portal Terra Da Luz, política do Ceará, eleições 2026, Ciro Gomes, União Progressista, União Brasil, Progressistas, Capitão Wagner, oposição no Ceará, governo do Ceará, articulação política, cenário eleitoral, alianças partidárias0
    Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026
    04/03/2026
  • Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados0
    Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados STF autoriza buscas e afasta gestores após indícios de fraudes em licitações da saúde na capital do Amapá
    04/03/2026
  • Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã0
    Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã Washington afirma que não há embarcações iranianas operando no Estreito de Ormuz e alerta para escolta de petroleiros
    04/03/2026
  • Justiça: José Dumont é preso no Rio0
    Justiça: José Dumont é preso no Rio Ator foi detido no bairro do Flamengo após condenação definitiva por estupro de vulnerável
    04/03/2026
  • Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF0
    Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF Ministro do STF determinou nova prisão do dono do Banco Master por suspeita de obstrução de investigações e crimes financeiros
    04/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas