logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pardal lança nova embalagem de sorvete de castanha
Negócios Um dos sabores de sorvete mais apreciado no Ceará é o da castanha. Atendendo a pedidos dos clientes, a Pardal Sorvetes decidiu lançar uma nova embalagem com tamanho menor (140ml). O produto está disponível no Ceará e Rio Grande do Norte, no aplicativo de delivery próprio da empresa, além do Ifood, Rappi, Uber Eats e James.
07/01/2022
Funsaúde: Negros e deficientes aprovados são convocados para nova etapa de concurso
Funsaúde Negros e deficientes aprovados são convocados para nova etapa do concurso
07/01/2022
Exibir tudo

Pandemia Sem citar Bolsonaro, Sociedade Brasileira de Pediatria repudia negacionismo sobre vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos "O Brasil deve temer a doença, nunca o remédio!", afirma a SBP

Pandemia: Sem citar Bolsonaro, Sociedade Brasileira de Pediatria repudia negacionismo sobre vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (6) a autorização de vacinas contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, questionando "qual o interesse das pessoas taradas por vacina" | Foto: iStock

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota de repúdio contra o negacionismo sobre vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O texto foi divulgado na noite de quinta-feira (6/01) e tem como título: “O Brasil deve temer a doença, nunca o remédio!”

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, a entidade criticou autoridades que colocaram em dúvida a segurança e eficácia do imunizante da Pfizer, já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.

“O acesso das crianças à vacina contra a covid-19 é um direito que deve ser assegurado, o qual conta com o apoio da maioria dos brasileiros, conforme expresso em consulta pública realizada sobre o tema pelo Ministério da Saúde”, diz a nota da SBP.

Segundo a SBP, vacinar o público infantil é uma estratégia importante para reduzir o número de mortes de crianças em decorrência da covid-19. A entidade também lembrou que no Brasil, os números de mortes de crianças pela doença são maiores do que em diversos países, muito embora na fala do presidente da República sobre “não saber” sobre mortes, quando dados do próprio Ministério da Saúde mostram que mais de 300 crianças de 5 a 11 anos foram vítimas da covid-19 no país.

“A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável, que, infelizmente, pode custar vidas”, afirmaram os médicos da SBP.

O que disse Bolsonaro

A “falsa polêmica foi criada a partir de um comentário sem nenhum embasamento do presidente Jair Bolsonaro, em que ele critica a autorização de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos e ainda questiona “qual o interesse das pessoas taradas por vacina”.

Contrariando o presidente Bolsonaro, a imunização de crianças deve começar na próxima semana, conforme anunciou na uarta-feira (5/01), a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de operacionalização de vacinação contra a covid-19.

“A Anvisa lamentavelmente aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião, quero dar para você aqui: a minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, o encaminhamento disso daí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Nova, de Pernambuco.

O presidente disse que as “pessoas taradas por vacina” não estão preocupadas “com outras doenças”:

“O que que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no Brasil, que não estão.”

Leia a nota completa da SBP

Diante de comentários de autoridades sobre possíveis riscos decorrentes da imunização de crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem a público reiterar aos pais e responsáveis os seguintes pontos:

1)   A população não deve temer a vacina, mas, sim, a doença que ela busca prevenir, bem como suas complicações, como a covid longa e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, manifestações que consolidam a necessidade da imunização do público infantil.

2)   O acesso das crianças à vacina contra a covid-19 é um direito que deve ser assegurado, o qual conta com o apoio da maioria dos brasileiros, conforme expresso em consulta pública realizada sobre o tema pelo Ministério da Saúde.

3)   A vacinação desse público é estratégia importante para reduzir o número de mortes por conta da covid-19 nessa faixa etária, no Brasil, cujos indicadores são mais expressivos do que em outras nações.

4)   Até o momento, os estudos realizados apontam a eficácia e a segurança da vacina aplicada na população pediátrica, a qual é fundamental no esforço para reduzir as formas graves da covid-19.

5)   A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável, que, infelizmente, pode custar vidas.

Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

Leia também | Anvisa autoriza Fiocruz a produzir a vacina contra a covid-19 com insumos 100% produzidos no Brasil

Combate à Covid Anvisa autoriza Fiocruz a produzir a vacina contra a covid-19 com insumos 100% produzidos no Brasil
Compartilhar

Artigos Relacionados

TJDFT: Justiça mantém prisão de piloto acusado de homicídio em Brasília

Pedro Turra após prisão para ingresso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília | Foto: PCDF/Divulgação

12/02/2026

TJDFT: Justiça mantém prisão de piloto acusado de homicídio em Brasília TJDFT decide manter custódia preventiva de Pedro Turra; defesa anuncia recurso ao STJ


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • TJDFT: Justiça mantém prisão de piloto acusado de homicídio em Brasília0
    TJDFT: Justiça mantém prisão de piloto acusado de homicídio em Brasília TJDFT decide manter custódia preventiva de Pedro Turra; defesa anuncia recurso ao STJ
    12/02/2026
  • Caso Banco Master: Fachin convoca ministros para tratar de menções a Toffoli0
    Justiça: Caso Banco Master: Fachin convoca ministros para tratar de menções a Toffoli Presidente do STF reúne integrantes da Corte após relatório da PF citar o nome do ministro Dias Toffoli
    12/02/2026
  • Ciência: Cientista percorre o Brasil e encontra na Caatinga seu campo de atuação0
    Ciência: Cientista percorre o Brasil e encontra na Caatinga seu campo de atuação No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, trajetória da bióloga Ariane Ferreira destaca o protagonismo feminino na conservação da biodiversidade brasileira
    12/02/2026
  • Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval0
    Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval Órgão alerta para golpes financeiros, compras irregulares e direitos do consumidor em bares, viagens, hospedagens e eventos carnavalescos
    12/02/2026
  • Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master0
    Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master Pedido foi encaminhado ao presidente do STF, Edson Fachin, após Polícia Federal encontrar citação ao ministro em celular de banqueiro investigado
    12/02/2026
  • Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual0
    Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual Deputada do Ceará pede explicações e plano de ação após mais de 45 mil estudantes iniciarem o ano letivo de 2026 sem material didático acessível
    12/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas