logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: STF atende pedido da CNC e prorroga prazo para empresas garantirem isenção sobre lucros de 2025
Justiça: STF atende pedido da CNC e prorroga prazo para empresas garantirem isenção sobre lucros de 2025
27/12/2025
Segurança: PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados por trama golpista após tentativa de fuga de Silvinei
Segurança: PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados por trama golpista após tentativa de fuga de Silvinei
27/12/2025
Exibir tudo

Natureza: Cardume de manjubinhas transforma Copacabana em espetáculo de vida marinha Milhares de peixes surpreendem banhistas na orla do Rio e revelam a força da biodiversidade em fenômeno raro às vésperas do réveillon

Fenômeno: Cardume de manjubinhas transforma Copacabana em espetáculo de vida marinha

Mancha de cardume de manjubinhas no Rio de Janeiro em 26 de dezembro de 2025 | Foto: TV Globo/reprodução

27 de dezembro de 2025 — O réveillon ainda está a alguns dias de distância, mas a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, já viveu um espetáculo digno de celebração. Um cardume de manjubinhas tomou conta do mar nesta sexta-feira (26), atraindo a atenção de moradores, turistas e banhistas que presenciaram um verdadeiro balé entre humanos e peixes nas águas calmas da orla.

À primeira vista, a grande mancha escura no mar causou apreensão. Em tempos de desastres ambientais, o susto foi imediato. Mas, em poucos instantes, o medo deu lugar ao encantamento: tratava-se de vida marinha em abundância, nadando livremente a poucos metros da areia.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Cardumes se estendem por quilômetros na orla

Imagens aéreas mostraram que os cardumes se espalhavam por quilômetros ao longo da praia, uma das mais movimentadas do Brasil. Com o mar tranquilo, ondas entre meio metro e um metro e ótima visibilidade, centenas de pessoas entraram na água para acompanhar de perto o fenômeno natural.

“O mar estava calmo e os peixes passavam entre a gente. Eles vinham do fundo e seguiam o caminho deles, passando por todo mundo”, relatou a médica Julia Pitanga. O militar Ricardo Seta também se impressionou: “Você fica rodeado, tudo escuro, e um círculo verde ao redor. Foi bonito, nunca tinha visto isso”.

Manjubinhas e o encontro de águas ricas em nutrientes

As protagonistas do espetáculo foram as manjubinhas, peixes pequenos, com cerca de cinco centímetros, comuns em águas tropicais. Segundo o biólogo Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, a quantidade era tão grande que chamava atenção. “Arrisco dizer que tinha mais peixe hoje em Copacabana do que toda a população do Brasil”, afirmou.

Embora cardumes nas praias cariocas não sejam incomuns — há duas semanas um fenômeno semelhante foi registrado na Barra da Tijuca —, desta vez uma combinação especial de fatores favoreceu a concentração de peixes.

Fenômeno natural transforma praia em “restaurante marinho”

Copacabana está localizada próxima à entrada da Baía de Guanabara, uma região naturalmente rica em nutrientes. Neste dia, águas da baía se encontraram com correntes vindas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Águas profundas, ricas em nutrientes, subiram à superfície e foram empurradas pelo vento até a orla da zona sul.

O resultado foi uma verdadeira mesa farta para os pequenos peixes, transformando uma das praias mais famosas do mundo em um ambiente ideal para alimentação e reprodução.

Lição ambiental no meio do espetáculo

Entre mergulhos e brincadeiras, o fenômeno também trouxe reflexões. Nina, de 9 anos, acompanhava o pai no mar e saiu com uma lição que vale para todos. “A praia é um lugar muito vivo. É quase inacreditável que os animais consigam viver onde as pessoas jogam lixo. O mar ainda está vivo, não é para jogar lixo”, disse a menina.

Em uma praia acostumada a receber multidões, especialmente no réveillon, o encontro com milhares de peixes mostrou que, apesar da pressão urbana, a natureza resiste — e ainda é capaz de surpreender.

Leia também | Instituto Butantan entrega primeiras doses da vacina contra a dengue ao Ministério da Saúde

Saúde: Instituto Butantan entrega primeiras doses da vacina contra a dengue ao Ministério da Saúde

Tags: Copacabana, Rio de Janeiro, vida marinha, cardume de peixes, manjubinhas, biodiversidade marinha, fenômeno natural, praias do Brasil, réveillon no Rio, meio ambiente, sustentabilidade, oceano, Baía de Guanabara, Arraial do Cabo, Instituto Mar Urbano, preservação ambiental, turismo, verão, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra

Tripulantes da missão Artemis II — os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, e o canadense Jeremy Hansen — posam antes de embarcar no veículo que os leva à plataforma 39B | Foto: REUTERS/Joe Skipper

02/04/2026

Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra Missão tripulada da NASA já está em curso e sobrevoo lunar ocorre no dia 6 de abril


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

Últimas Notícias

  • Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra0
    Espaço: Artemis II: veja cronograma até retorno à Terra Missão tripulada da NASA já está em curso e sobrevoo lunar ocorre no dia 6 de abril
    02/04/2026
  • Noite: Promenade Bar estreia com alta coquetelaria0
    Noite: Promenade Bar estreia com alta coquetelaria Novo espaço no Meireles aposta em ambiente intimista e sofisticado para transformar a noite em Fortaleza
    01/04/2026
  • Espaço: Artemis II marca retorno tripulado à órbita da Lua0
    Espaço: Artemis II marca retorno tripulado à órbita da Lua Missão histórica da NASA leva astronautas além da Terra após mais de 50 anos e abre caminho para nova era da exploração espacial
    01/04/2026
  • Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará0
    Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará Ex-secretário fortalece Federação União Progressista na reta final da janela partidária
    31/03/2026
  • Operação: Polícia investiga golpe milionário em herança0
    Operação: Polícia investiga golpe milionário em herança Suspeitos teriam tentado desviar até R$ 845 milhões com documentos falsos e arbitragem fictícia
    31/03/2026
  • Incêndio: Fogo atinge distribuidora de tintas em Diadema0
    Incêndio: Fogo atinge distribuidora de tintas em Diadema Corpo de Bombeiros mobiliza 18 viaturas para conter chamas; não há registro de vítimas até o momento
    31/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas