Dois dos mais destacados nomes da cena musical do Cariri apresentam no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza nesta terça-feira (8/10), um show especialíssimo, em uma homenagem diferente ao bruxo Hermeto Pascoal. Fabrício da Rocha, violonista, compositor, cantor, arranjador, e Júnior Crato, flautista, compositor, arranjador, levam à capital cearense o espetáculo que vem sendo aplaudido nos mais diferentes espaços, celebrando a obra de Hermeto por meio de uma abordagem pessoal e diferenciada.
O show acontece pelo projeto Jazz em Cena, que desde 2015 vem realizando o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, e será realizado excepcionalmente em uma terça-feira, às 19h. Com entrada franca, assim como em toda a programação do CCBNB.
Júnior Crato e Fabricio da Rocha se encontraram no Crato, no começo de 2013. Desse encontro inusitado surgiu a ideia de montar um concerto em homenagem ao grande mestre Hermeto Pascoal. Assim nasceu o “Selestrial”, com arranjos originais e de muita propriedade, uma verdadeira fusão de três personalidades fortes; juntando a genialidade de Hermeto Pascoal com o violão percussivo de Fabrício da Rocha e a flauta agressiva de Júnior Crato.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O músico pernambucano Júnior Crato iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música. Na cidade de Recife, aprimorou seus conhecimentos na Universidade Federal de Pernambuco com o bacharelado em instrumento. Também atuou como professor de flauta transversal no curso de extensão da UFPE. Em 2008 lançou o trio instrumental pernambucano Rivotrill. O disco “Curva de vento” caiu na graça da crítica especializada e suas composições puderam cruzar as fronteiras do país, levando sua música instrumental brasileira em turnê para Finlândia, Alemanha, Noruega, Espanha, Portugal, Inglaterra, Holanda, Bélgica e França.
“Fabricio da Rocha está reinventando o violao no Brasil”. Palavras do compositor e violonista carioca Thiago Amud. Nascido em Fortaleza, o autodidata Fabrício da Rocha firmou-se no cenário autoral cearense com o grupo Breculê, criado em 2007, quando desenvolveu um trabalho dedicado à música brasileira, destacando-se como compositor, violonista, cantor e arranjador. Lançou, em 2010, com o Breculê, o álbum “Vidas Volantes”, dando início a uma série de shows em festivais de renome pelo país, como o Festival Internacional Mercado Cultural em Salvador, Bahia. Fabrício foi convidado pelo músico e produtor Pantico Rocha a participar do disco “O Trovador”, uma homenagem a Evaldo Gouveia, que contou com a participação de Dominguinhos, Elba Ramalho, Lenine, Leny Andrade, e apresentou uma releitura da canção “Maldade”, com arranjo original e ousado, junto ao grupo Breculê. Em 2016 realizou a estreia do show autoral “Euphonia” no Rio de Janeiro, apresentando suas canções e peças de violão solo. Em 2017 e 2022, participou do Festival Internacional de Violão da UFCA. Em 2023 gravou, no estúdio Lontra (RJ), o seu primeiro álbum solo, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024. Fabrício teve o seu trabalho reconhecida por grandes nomes da música brasileira, como Guinga, Ricardo Herz, Marcus Tardelli, entre outros.
Fabrício da Rocha e Júnior Crato. Show “Selestrial”, uma homenagem diferente a Hermeto Pascoal. Terça, 8/10, às 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca. Informações: Instagram @musicadoceara, @ccbnb_fortaleza, Whatsapp 85999733054.
Leia também| Festival do Cavalo Nobrevet realiza sua primeira edição no Jockey Club Cearense