logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Beach Park marca presença na World Travel Market Latin America 2024, renomada feira de Viagens e Turismo
Turismo Beach Park marca presença na World Travel Market Latin America 2024
18/04/2024
Dia do Livro Infantil será comemorado no CCBNB com lançamentos e espetáculo teatral
Literatura Dia do Livro Infantil será comemorado no CCBNB com lançamentos e espetáculo teatral
18/04/2024
Exibir tudo

Mercado Agtech Innovation aponta principais tendências para o agronegócio Report aponta drivers de Negócios, Tecnologia, Meio-ambiente e Pessoas para avanço da inovação no setor

Agtech Innovation aponta principais tendências para o agronegócio

A inteligência artificial é colocada no centro do debate, para aprofundar em aplicações e dilemas do uso massivo no campo. Foto: divulgação

A PwC Brasil, por meio do Agtech Innovation, lança no mercado o Report “Novos Paradigmas para a Inovação no Agro”, baseado nas discussões do Agtech Meeting 2023 – que teve apoio estratégico da Aguassanta Desenvolvimento Imobiliário e da instituição de ensino Pecege.

O lançamento do relatório acontece em diferentes formatos, para todos os tipos de público. Em relatório de 100 páginas, são apresentados artigos completos assinados por especialistas que aprofundam temas de interesse da cadeia do agronegócio a partir dos drivers Negócios, Tecnologia, Meio-Ambiente e Pessoas – detalhando os pontos debatidos por grandes nomes do setor em cada um dos painéis do maior evento anual de inovação aberta do agro no Brasil. Além do relatório completo, guias temáticos, dinâmicos e visuais trazem os destaques dos “Novos Paradigmas para a Inovação no Agro” a partir dos quatro drivers.

“No Report lançado pelo PwC Agtech Innovation são discutidas as tendências que vão ditar os rumos do agronegócio nos próximos anos. O material propõe reflexões sobre a tríade do ESG e sua repercussão dentro das empresas, aborda a diversidade de gênero e importância da presença feminina no agronegócio, aponta as oportunidades e casos de uso da inteligência artificial no campo e traz ainda um recorte sobre os M&As no setor, além de uma série de outros temas”, diz Maurício Moraes, sócio-líder de Agribusiness na PwC Brasil e CEO do Agtech Innovation.

Abaixo, alguns insights que permearam os debates envolvendo os quatros drivers que ditam as tendências de inovação no agronegócio:

Meio-ambiente


Sustentabilidade corporativa e ESG são conceitos diferentes. O primeiro tem foco na geração de valor para as diversas partes interessadas em um negócio, principalmente nos pilares social, ambiental e econômico. Já o ESG (sigla em inglês para social, ambiental e governança) nasceu fundamentado na visão de um único stakeholder, o investidor – que já tinha uma visão dos aspectos financeiros e passou a incorporar aspectos de sustentabilidade (no âmbito social e ambiental) para tomar decisões de investimentos.

Hoje, no cenário internacional, a oferta de prêmios pela produção sustentável tem ficado restrita ao pagamento diferenciado por produtos livres de desmatamento. Num contexto de estímulo à agricultura regenerativa no Brasil – ainda restrita a uma área de cerca de 3,5 milhões de hectares – dar apoio técnico e técnico-financeiro aos produtores é uma necessidade, e representa uma grande oportunidade para grandes empresas e startups.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Negócios


O movimento de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) tem movimentado o mercado agro, principalmente no recorte de startups adquiridas por grandes corporações. Segundo dados da área de Deals da PwC Brasil, o setor se mostra resiliente frente a outros mercados no pós-pandemia. Em relação ao universo total de transações de M&A no país, de janeiro a agosto de 2023, a PwC aferiu que o agro respondeu por 7%, ante 4% no mesmo período de 2022.

No caso dos investimentos de venture capital nas ag&food techs latino-americanas, que tiveram uma significativa redução após a pandemia, a discussão gira em torno das hipóteses de desaceleração, na visão das principais gestoras especializadas no setor. O debate revela ainda um retrato das fontes de financiamento da comunidade online de startups do Agtech Innovation. Entre elas, 51 % operam com recursos próprios ou de amigos e familiares (bootstrap); 29,4% com recursos a fundo perdido e apenas 18,6% com capital de investidores-anjo ou aceleradoras.

Consideradas fábricas de startups, as venture builders vêm ganhando espaço também dentro das empresas. O conceito é de maximizar o potencial de sucesso de soluções inovadoras usando das engrenagens operacionais de grandes corporações, mas sem perder a cultura ágil. Cases de sucesso, de corporate venture builders são apresentados no relatório e debatidos por especialistas.

Tecnologia


A inteligência artificial é colocada no centro do debate, para aprofundar em aplicações e dilemas do uso massivo no campo. Câmeras que identificam animais na cadeia produtiva da carne e do leite, IA para análise de crédito e risco financeiro, predição de eventos que auxiliam no controle das operações, são alguns exemplos de uso. Mas quais as questões éticas para avanço da tecnologia? A mão de obra no campo está preparada para o salto tecnológico que estamos vivendo e que ainda vem pela frente? Essas e outras questões encontram um norte no report de tendências.

No agronegócio, a demanda por soluções, para facilitar a concessão de crédito e melhorar a oferta para os diversos agentes do mercado, é crescente – o que impulsiona o surgimento de novas agfintechs. Segundo o Radar Agtech, da Embrapa, o número de startups com soluções de crédito, permuta, seguro, créditos de carbono e análise fiduciária chegou a 85 em 2023 – e o movimento não para por aí. Nas grandes empresas, a criação de fintechs também avança, seja para potencializar verticais do negócio, orquestrar de ponta a ponta um ecossistema de soluções ou mesmo resolver desafios que são inerentes às indústrias, que querem vender cada vez mais e melhor. Três cases com gigantes do agro mostram, na prática, como essa tendência está ganhando corpo.

Peça-chave na cadeia do agro, o produtor rural tem ganho protagonismo no ecossistema de inovação quando o assunto é testar, desenvolver e investir em novas tecnologias. No centro do debate sobre o pipeline de inovação das empresas e startups, produtores e produtoras destacam a necessidade de o mercado se aprofundar na curva de adoção tecnológica para diferentes perfis, incentivar a capacitação da mão-de-obra nas fazendas, tropicalizar soluções e contribuir com a expansão da conectividade.

Pessoas


Resiliência, foco nos resultados, colaboração e inteligência emocional: essas são as soft skills mais demandadas pelas organizações, segundo especialistas citados no relatório, que acreditam que elas podem ser desenvolvidas junto aos colaboradores por meio de treinamentos. Para metrificar os resultados dessas ações, a sugestão é analisar três esferas: mensuração do consumo dos conteúdos e engajamento da equipe; evolução da competência trabalhada ao longo do treinamento e impacto da capacitação para os resultados da organização. Com o devido acompanhamento dos gestores, a expectativa é poder olhar para essas soft skills de forma mais tangível e depreender quais geram mais valor para os negócios.

Agilidade e adaptabilidade, experimentação e antifragilidade são as características em alta do lado das startups que, enquanto crescem, têm o desafio de preservar e comunicar esses e outros atributos. Na jornada, especialistas recomendam atenção extra aos princípios e à cultura que se quer manter, sobretudo na hora de avaliar novos candidatos a fazer parte do time. Muitas vezes uma contratação errada pode gerar custos significativos, implicando na perda de até oito meses de investimento, considerando o período para absorver o novo profissional, treiná-lo para a posição e chegar à conclusão de que o melhor é seguir com seu desligamento.

A fim de identificar e construir, de forma propositiva, um agronegócio mais inclusivo, a pesquisa #MulheresQueInovamOAgro chegou à sua segunda edição em 2023. Iniciativa do PwC Agtech Innovation, a pesquisa contou com a participação de 838 respondentes de todo o Brasil e uma das constatações é que ainda existem desafios para a atuação feminina na cadeia. Manterrupting (interrupção masculina em uma conversa, com 53,7%), mansplaining (explicação de algo óbvio por uma pessoa do sexo masculino, com 47,3%) e bropriating (apropriação de ideias, com 37,7%) são alguns dos desafios a serem superados.

Leia também| Beach Park marca presença na World Travel Market Latin America 2024

Turismo Beach Park marca presença na World Travel Market Latin America 2024
Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Trump enfraquece dólar e bolsas emergentes agradecem; Brasil bate novo recorde na B3

Donald Trump durante briefing à imprensa no primeiro ano de seu segundo mandato; políticas do presidente influenciam o dólar e os mercados globais | Foto: REUTERS/Nathan Howard

28/01/2026

Economia: Trump enfraquece dólar e bolsas emergentes agradecem; Brasil bate novo recorde na B3 Entrada de capital estrangeiro, inflação dentro da meta e expectativa de corte da Selic impulsionam mercado brasileiro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas