No último final de semana, a Prefeitura de Fortaleza realizou, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), atividades lúdicas de conscientização ambiental para a população fortalezense, no bairro Passaré e na Cidade da Criança, no Centro. As crianças eram o público alvo das programações, mas pessoas de todas as faixas etárias puderam participar ativamente.
No domingo (7), foi ofertada uma manhã de diversão pelo projeto Vem brincar, que também foi realizado com o suporte dos agentes do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS), na Cidade das Crianças, parque infantil do Centro de Fortaleza. O evento contou com Pintura ambiental, Exposição de brinquedos de materiais recicláveis, Contação de Histórias e distribuição do Gibi #PartiuCuidar!, Campeonato e distribuição do jogo Super Árvores Fortaleza e Oficina do Boneco Cabeludo, na qual as crianças aprendem de forma descontraída sobre o desenvolvimento das plantas. As atividades do dia foram em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Compreendendo que a educação ambiental inclusiva é fundamental para garantir a interação e a participação de crianças neurodiversas, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível, o Peas combina a temática ambiental “Biodiversidade” para a Diversidade. Nesse sentido, a ludicidade se apresenta como uma ferramenta eficaz para proporcionar acesso a pessoas com deficiência. Ao utilizar jogos, brincadeiras e experiências sensoriais, a equipe possibilita educação ambiental para um público mais diversificado, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e se engajar na proteção do meio ambiente”, destaca a gerente da Célula de Educação Ambiental da Seuma, Maria Clara.
Já no sábado (6) foi na Arena Goiás, do bairro Passaré, a SEUMA realizou a “Gincana Ambiental Educativa”, com apoio dos educadores ambientais do PEAS. O intuito era conscientizar a comunidade sobre a importância do Parque Zoobotânico, que fica no entorno da localidade, para a preservação da flora e fauna brasileira. O evento faz parte da programação da Festa Anual das Árvores, que vai até o dia 16 de abril.
As atividades realizadas para os 133 participantes presentes foram Corrida do lixo, Caça ao Tesouro e Sim ou não. Além disso, 80 mudas foram doadas no local.
Leia também| Projeto Costurando o Futuro está com inscrições abertas para doação de 1.000 máquinas de costura