

Garoto começou no esporte por influência de desenho animado. | Foto: Divulgação
O esporte cearense brilhou nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina. Quem traz o ouro na bagagem é o atleta de 16 anos, Juan Pablo de Castro Rodrigues. Juan tem mais de 90 medalhas conquistadas desde que começou a
treinar aos nove anos. O garoto desembargou nesta sexta-feira, em Fortaleza com mais uma premiação pra conta.
Tricampeão cearense e brasileiro, o atleta vem despontando como uma das promessas dentro da Seleção Brasileira da modalidade. “Quando eu era mais novo, gostava muito de luta nos desenhos da televisão. O esporte acabou se tornando uma paixão e hoje procuro evoluir cada vez mais”, ressalta o atleta. Outra competição que já está no seu radar são os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, no Senegal, que aconteceria neste ano, mas foi adiada para 2026.
Em Rosário, o karatê foi uma das 26 modalidades esportivas que contaram com atletas brasileiros de até 18 anos. Ao todo, 230 jovens representaram o país e uma das medalhas de ouro veio para o Ceará. As outras modalidades foram: atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, ciclismo, escalada, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei na grama, judô, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rúgbi, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.
Passar na seletiva, marcar presença nas competições internacionais e trazer um ouro para o Ceará nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, mostra que o trabalho que vem sendo feito com os atletas locais está no caminho certo. A competição em Rosário foi agora para a terceira edição e o ouro do Juan deixa todos muito orgulhosos. Ele tem um futuro gigante pela frente no esporte – comemora o presidente da FCK, Luiz Carlos Cardoso.



Leia também | Influencer faz surpresa para namorada russa com pedido inusitado no Ceará