O Fortaleza conquistou um feito inédito na noite desta quarta-feira (25/05) ao vencer o Colo-Colo, do Chile, em jogo válido pela sexta e última rodada da primeira fase da Copa Libertadores da América.
Jogando fora de casa, no Estádio Monumental do Chile, na capital Santiago, o Tricolor precisava apenas de um empate. Mas o time cearense não se acomodou e partiu para o ataque já no começo do jogo e chegou a construir uma boa vantagem no placar (4 a 1).
A partida encerrou em 4 a 3, com momentos de susto para a torcida tricolor em virtude do ataque do Colo-Colo, que obrigou o goleiro Marcelo Boeck a fazer grandes defesas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Fortaleza pressionou o Colo-Colo em seu campo de defesa desde o início da partida. E deu resultado. Logo aos seis minutos, o atacante Silvio Romero recebeu de Moisés e chutou forte para abrir o placar: 1×0.
Em desvantagem no placar, o El Cacique foi contudo para o ataque levando perigo à meta do goleiro tricolor, Marcelo Boeck. Mas, ao mesmo, permitindo jogadas de contra-ataque. Aos 25 minutos, Moisés recebeu de Lucas Lima e chutou colocado, sem chance de defesa. Fortaleza 2×0 Colo-Colo.
Neste momento, o time chileno precisaria fazer 4 gols para conquistar a vaga nas oitavas. E não desistiu do sonho. Tanto que aos 45 minutos foi premiado. Solari chutou cruzado, Lucero desviou e venceu Boeck, que ainda tocou na bola: 2×1. Colo-Colo, vivo no jogo.
Depois do intervalo, o El Cacique foi em busca do empate com grande pressão sobre a defesa do Fortaleza. Mas, de novo, no contra-ataque, o time chileno foi punido. Moisés seguia em direção ao gol e foi derrubado na entrada da área pelo lateral-direito Jeyson Rojas, que era o último homem do Colo-Colo e foi expulso.
Com um a mais em campo e explorando as jogadas rápidas de contra-ataque, Romero lançou Moisés, que aos 8 minutos da etapa complementar arrancou e bateu na saída do goleiro: 3×1.
Novo contra-ataque para o Fortaleza, aos 15 minutos do segundo tempo. Agora foi a vez de Pikachu receber na grande área, com liberdade, e ampliar a marcador: 4×1.
Apenas 4 minutos depois, o El Cacique, após cobrança de escanteio, Ceballos tentou o corte, mas acabou mandando a bola contra a própria rede, marcando para o Colo-Colo: 4×2.
35 minutos do segundo tempo. Gil marca mais um gol para o Colo-Colo, depois de aproveitar passe de Lucero e chutar de voleio para fazer a 4×3. Os chilenos ganharam fôlego e continuaram brigando pela classificação, obrigando Marcelo Boeck a fazer grandes defesas para o Tricolor do Pici.
E foi só! Com o resultado, o Fortaleza garantiu a 2ª posição do Grupo F e conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores 2022. É a primeira vez que um time cearense avança para a fase de mata-mata na competição.
O futuro do Fortaleza na Libertadores será decidido na próxima sexta-feira (27/05), em sorteio realizado pela Conmebol, que definirá os confrontos das oitavas de final. O evento será às 13h e na próxima etapa o regulamento do torneio permite que times do mesmo país se enfrentem na eliminatória.
Leia também | Tandara vê pena de quatro anos por doping “injusta e desproporcional”