Na última semana, o auditório da Faculdade INBEC foi palco da palestra “Professor 2050”, um evento que reuniu educadores, pesquisadores e entusiastas da inovação para debater o papel da inteligência artificial (IA), da gamificação e das metodologias ágeis na educação do futuro. A apresentação foi conduzida pelo Prof. Dr. Wellington Aguiar, cientista e pesquisador, que explorou como essas ferramentas estão transformando as práticas de ensino e aprendizagem.
Antonio Bitencourt, Founder e CEO do grupo INBEC, destacou o avanço da inteligência artificial em diversos setores e sua integração gradual no ambiente acadêmico. Segundo ele, a IA já influencia desde a automação de processos comerciais até a criação de novas abordagens educacionais, beneficiando tanto professores quanto alunos. Bitencourt ressaltou o impacto da IA generativa como ferramenta de aprimoramento do material didático. “Não é algo novo. Agora, temos mais luz sobre a IA, mas várias tecnologias já estavam em uso sem essa denominação”, afirmou. Ele explicou como o uso da IA permite, por exemplo, uma distribuição mais eficiente de leads em processos de vendas, otimizando a conexão entre alunos interessados e o Marketing da Instituição.
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Para o Prof. Dr. Wellington Aguiar, a educação no Brasil ainda está em fase inicial quanto à adoção da inteligência artificial, mas ele acredita que eventos como o “Professor 2050” ajudam a desmistificar e popularizar a tecnologia. “A IA não é milagrosa. Envolve lógica e matemática, e no Brasil, estamos começando a caminhar nesse sentido, enquanto empresas investem nessa área desde 2014”, comentou o palestrante, enfatizando que o uso dessas inovações exige compreensão e estudo.
Além disso, Eveline Correia, Diretora Administrativa da Faculdade INBEC, pontuou a resistência de alguns docentes às novas tecnologias, um desafio que ela compara à introdução dos celulares e notebooks em sala de aula. “Estamos oportunizando uma abertura de mente para os professores, para que eles se sintam parte dessa transformação digital e passem a utilizar a inteligência artificial de forma positiva e prática”, disse Eveline.
O evento destacou, assim, um panorama sobre o futuro da educação, em que a IA e outras tecnologias emergentes não substituem o papel dos professores, mas enriquecem o ambiente de ensino. A palestra “Professor 2050” reforçou a importância da adaptação e da compreensão dessas ferramentas para transformar a educação em um processo mais interativo, ágil e alinhado às demandas de um mundo cada vez mais digital.
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