O Instituto Myra Eliane, instituição sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e cultura, recebe uma nova atração no Memorial Edson Queiroz, equipamento cultural que dispõe em Cascavel (CE): a exposição fotográfica “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”, realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). A abertura acontece nesta terça-feira (13), às 16h, para convidados. A mostra fica aberta ao público, com visitação gratuita, de 13 de agosto a 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h.
A exposição tem o propósito de valorizar a cultura nordestina que pulsa no Cariri cearense. 30 fotografias destacam tradições populares, costumes, modos de vida e cenários peculiares de nossas raízes regionais, registrados nas cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte, em 2023, pelo olhar criativo de professores e universitários dos cursos de Comunicação Social da Unifor.
A seleção das imagens tem a curadoria dos professores da Unifor, Adriana Helena Santos Moreira da Silva, doutora em Ciências da Cultura e vice-reitora de extensão e comunidade universitária, e Jari Vieira, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em fotografia. As imagens fazem parte de uma iniciativa da universidade, o projeto Pau de Arara, que leva os acadêmicos para experiências imersivas em cidades do Ceará, fomentando a utilização da fotografia como instrumento de pesquisa da cultura nordestina.
“Grande parte dos nordestinos ainda conhecem pouco da nossa rica cultura regional, que segue cheia de vida principalmente nas cidades do interior. Então, convidamos todos a nos acompanharem nesse Pau de Arara para fazer uma viagem por meio de belas fotografias, a partir dessa relevante parceria com a Unifor”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
A exposição no Memorial Edson Queiroz, expande o alcance da iniciativa da Unifor para além do ambiente universitário. “Com o lema ‘Ir perto para ver longe’, o projeto de extensão Pau de Arara contribui para a formação ampliada dos estudantes, promovendo uma construção coletiva tecida pela cultura e identidade local, colocando a comunidade acadêmica em contato direto com outras formas de saberes e fazeres”, afirma Adriana Helena. “Ao mesmo tempo em que oferece aos alunos a possibilidade de experimentar a fotografia em um ambiente externo à Universidade, também funciona como um meio para um maior conhecimento acerca de outros territórios, utilizando a fotografia como instrumento de pesquisa, uma fotografia também artística, documental e etnográfica”, acrescenta Jari Vieira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE).
Exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”
Período: 13 de agosto a 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h; sábados, das 8h às 13h
Local: Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispin Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó. Cascavel (CE)
Informações, agendamento de escolas e grupos (a partir de 10 pessoas): contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339
Gratuito
Leia também| “Saudades do Brasil – Marcos Lessa canta Elis Regina” no Cineteatro São Luiz