A Defesa Civil da Bahia informou, nesta segunda-feira (27/12), que subiu para 20 o número de mortes registradas após as fortes chuvas que atingiram a região sul do Estado nas últimas semanas. De acordo com o órgão, há 31,4 mil pessoas desabrigadas (pessoas que não possuem mais moradia) e desalojadas (pessoas que não conseguem acessar suas casas).
Os dois óbitos mais recentes foram registrados pelas autoridades em Itabuna, onde uma mulher de 33 anos foi vítima de desabamento e um jovem de 21 anos foi levado pela correnteza.
As chuvas afetaram 116 municípios no Estado. Do total, cerca de 100 declararam situação de emergência.
Até o momento, o governo federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Nesta segunda, o governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil e com juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
No domingo (26/12), o governador da Bahia, Rui Costa, assinou um novo decreto estadual que incluiu mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas. Com a atualização, o número de municípios em situação de emergência chegou a 72.
Desde o sábado (25/12), os municípios baianos de Itambé e Vitória da Conquista entraram em alerta após o rompimento de uma barragem no distrito de Iguá.
Leia também | Melhora nível de reservatórios de usinas hidrelétricas, diz ONS