Quanto mais a data de estreia se aproxima, maior a ansiedade de ver o trabalho pronto e divulgado para todo o mundo pelas redes sociais. Paulo Rodrigo está ansioso para ver no ar o quinto clipe da série Orgulho de Ser Cearense, que foi gravado em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Um lugar de terra seca, árida, castigada… mas também de paisagens exóticas, como a Serra do Cruzeiro, e de muita história.
Quixeramobim é a terra natal (1830) de Antônio Vicente Mendes Maciel, líder espiritual e revolucionário conhecido como Antônio Conselheiro, que fundou a vila Arraial de Canudos, na Bahia, para ser uma cidade independente da monarquia do Brasil, mas que acabou sufocada pelo Exército Brasileiro no ano de 1896, na chamada Guerra de Canudos. Essa é uma história ligada à Quixeramobim que se se aprende na escola. Mas existem outras que serão contadas no clipe do pianista Paulo Rodrigo.
“Eu posso dizer que foi muito especial porque eu tenho raiz em Quixeramobim, o meu pai é de lá e tenho muitos familiares que ainda moram no município. Mas só agora, com esse projeto, eu pude realmente conhecer Quixeramobim. A gente visitou vários lugares e descobrimos uma riqueza cultural muito forte e que vai ser revelada no clipe, com a história de que lá existia um campo de concentração na época da 2ª Guerra Mundial”, disse Paulo Rodrigo.
Aliás, divulgar os potenciais turísticos de municípios cearenses é o propósito do projeto que já visitou os municípios de Baturité, Fortim, Tamboril e Nova Russas.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
O roteiro em Quixeramobim incluiu visitas à Estação Ferroviária e a outros pontos tradicionais da cidade, como a barragem do açude que abastece a cidade e é trecho da rodovia estadual CE-060. Bem perto da rodovia ficam as ruínas da Casa dos Ingleses, engenheiros que foram contratados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) para construir a barragem.
“É um lugar que muita gente conhece porque é um lugar belíssimo para tirar foto. Tem um pôr-do-sol com uma vista incrível, que é a vista da barragem, que fica ali na Serra do Cruzeiro, mas a maioria das pessoas não sabe a verdadeira história. A barragem deveria ser muito maior, pelo menos 10 a 20 vezes maior do que é hoje. Mas os engenheiros ingleses abandonaram a obra e lá ficou em ruínas. Tempos depois, foram feitas várias adaptações e a barragem ficou no tamanho que permanece até hoje”, revela Paulo Rodrigo.
Leia também | Ceará recebe de 9 a 19/12 a 13ª Bienal Internacional de Dança com apresentações gratuitas
As locações para a gravação do clipe em Quixeramobim incluíram visitas a duas Igrejas: a de Santo Antônio e a de Nossa Senhora do Rosário. Também não poderia ficar de fora do clipe o Pontilhão Metálico, que serviu de inspiração para elaboração de parte de um grande projeto do cultural, em Fortaleza.
“Pra quem não sabe, o arquiteto Fausto Nilo nasceu em Quixeramobim. E esse pontilhão que existe na cidade, onde nós gravamos algumas imagens do nosso clipe, era local de passagem do Fausto, na infância e adolescência. Basta comparar as imagens pra ver que essa ponte serviu de inspiração para o Fausto Nilo projetar a ponte metálica que existe hoje no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É incrível a semelhança!”, relata o pianista.
Reservamos para o final da reportagem a parte da aventura. Sempre tem nos clipes do pianista Paulo Rodrigo. “Uma descobertas mais incríveis foi a Pedra do Letreiro. Um lugar onde existem várias inscrições rupestres dentro de uma fazenda particular, onde o acesso é bem difícil, mas que valeu demais a pena ir lá”, adiantou.
Mas a maior aventura foi chegar ao topo de um monólito na Fazenda Salva Vidas.
“Um feito histórico! Várias pessoas vão até um determinado ponto da pedra, de onde se tem uma vista panorâmica. Mas, pela mais primeira vez, nos fizemos a escalada até o topo do monólito e óbvio que com meu piano”, disse entusiasmado Paulo Rodrigo.
E não foi uma tarefa fácil legar o piano até o ponto mais alto da imensa rocha.
“Nós contratamos um especialista que já explorou diversos ou quase todos os monolíticos que existem naquela região e então nós conseguimos chegar lá com bastante segurança. Ele foi perfurando a pedra para criar os apoios, fazendo os acessos. Foi bem difícil para escalar. Mas o resultado que vamos mostrar no clipe é sensacional. Lá de cima, a gente pode destacar dois monólitos muito importantes que tem Fazenda Salva Vida, que é essa pedra que nós subimos e a outra que se chama Pedra da Gaveta que fica logo atrás e é muito importante pra região”, ressaltou.
Agora é esperar pra ver o resultado do clipe Quixerabomim elaborado com imagens do município e uma trilha composta especialmente para o videoclipe, que será liberado no próximo sábado (11/12), no canal de Paulo Rodrigo, no YouTube, que já está com link disponível onde é possível ativar o lembrete para não perder a estreia.
Leia também | Rússia envia multimilionário japonês e assistente à Estação Espacial
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval