Quarta-feira, 25 de maio de 2022. Estava perto da meia-noite (horário de Brasília) e os torcedores do Ceará que tinham ido assistir ao jogo contra o Independiente no Estádio Libertadores da América, em Avellaneda, na Argentina, se deparam com uma cena revoltante.
Os alvinegros comemoravam o resultado da partida vencida por 2 a 0 no jogo válido pela sexta e última rodada da primeira fase da Copa Sul-Americana. O desfecho, até então, era o melhor possível: o Ceará se classificou para as oitavas de final com uma campanha impecável: 18 pontos em seis jogos disputados, ou seja, 100% de aproveitamento.
Mas, das arquibancadas reservadas para os visitantes, os cearenses observaram, na parte debaixo, um dos torcedores do time argentino que deixavam o estádio, passou a insultá-los imitando um macaco. O argentino fazia os movimentos típicos o animal e inclusive, gesticulava como se estivesse comendo bananas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A atitude racista revoltou os torcedores do Ceará, que registraram as imagens e passaram a gritar: “Racista, racista, racista!!!” Os alvinegros chegaram a alertar o argentino sobre uma possível prisão, em virtude do ato racista. Mas ele não parou. Veja as imagens no link abaixo:
Leia também | Fortaleza faz história na América e avança para oitavas de final da Libertadores
É o 2º caso de ofensa racista em 2022 envolvendo o futebol cearense em competições internacionais. Pela Libertadores, um torcedor do River Plate arremessou uma banana na torcida do Fortaleza, na Argentina.
Agora é preciso que a Conmebol adote uma postura em relação aos gestos degradantes adotados pelo torcedor do Independiente. A punição para injúrias raciais prevista no regimento da Conmebol é uma multa de US$ 30 mil (cerca de R$ 150 mil).
Esse tipo de atitude, de desrespeito à dignidade humana, deixa mágoas, mas, pelo menos, não muda o resultado da partida. Os torcedores do Independiente terão mesmo que amargar o gosto da derrota enquanto o Ceará segue firme em seu propósito na competição que pode se tornar histórica não apenas pela atitude menor de um torcedor inconformado, mas pelo resultado dentro de campo. O time cearense, com a campanha obtida até aqui, mostra que é grande candidato ao título da Copa Sul-Americana.
Leia também | Paulo Rodrigo abrirá ‘Noite dos Namorados’ do Marina Park Hotel, em Fortaleza