logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira, pode ser a primeira mulher campeã da Copa América Feminina. / Quality Sport Images/GettyImages
Futebol Hegemonia, Copa e Paris: Brasil estreia na Copa América Feminina
09/07/2022
Duelo marcará a despedida do atacante Fred dos gramados. | Foto: Divulgação
Futebol Fluminense x Ceará: clima de festa marca despedida de Fred
09/07/2022
Exibir tudo

Assédio Bancárias da Caixa destampam caldeirão de machismo e misoginia no (des)governo Bolsonaro Por Rachel Weber, diretora de Políticas Sociais da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)

Assédio: Bancárias da Caixa destampam caldeirão de machismo e misoginia no (des)governo Bolsonaro

"O próprio silêncio de Bolsonaro em relação aos fatos estarrecedores que chocam o Brasil comprova, no mínimo, solidariedade do presidente da República a Pedro Guimarães e seus escudeiros", opina Rachel Weber | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As cruéis, repugnantes e tristes histórias de assédios sexual e moral vivenciadas por empregadas e empregados da Caixa destampam um cadeirão doloroso de abusos cometidos contra pessoas e trabalhadores no (des)governo Bolsonaro. São mais de três anos de terror em relações hierárquicas de trabalho e total deterioração de regras de governança no maior banco público da América Latina.

Os relatos de bancárias da Caixa Econômica Federal revelados nos últimos dias são tão indignantes que experienciamos um outro sentimento sobre a gestão de Pedro Guimarães: a incredulidade. Como pode, em pleno 2022 — com a tipificação do assédio sexual na Lei 10.224/2001 completando 21 anos — vermos os horrores contra mulheres, contra trabalhadoras, praticados pelo queridinho de Bolsonaro?

O machismo e a misoginia na Caixa, aliás, refletem o mau exemplo de administração pública bolsonarista. Um modelo distorcido de “gestão de pessoas”, de maus tratos ao feminino, que vimos ganhando corpo e tornando-se um problema estrutural no serviço público brasileiro, em flagrante violação ao princípio administrativo da moralidade.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

O próprio silêncio de Bolsonaro em relação aos fatos estarrecedores que chocam o Brasil comprova, no mínimo, solidariedade do presidente da República a Pedro Guimarães e seus escudeiros.

Dados atualizados nesta semana pelo Ministério Público do Trabalho mostram que o volume de denúncias de assédio sexual em ambiente profissional já é maior, este ano, do que em todo 2021. Até o último mês de junho, a quantidade de relatos que chegaram ao MPT representa 63% de todo o ano passado [foram 427 notificações ao longo de 2021].

A opressão vivida pelos trabalhadores da Caixa já vinha sendo alertada pela Fenae. Pesquisa divulgada pela Federação, este ano, revelou o aumento da quantidade de empregados do banco público submetidos a assédio moral: 6 em cada 10 bancários afirmaram ter passado por este tipo de situação. Em estudo anterior encomendado pela Fenae à Universidade de Brasília (UnB), o índice chegava a 53,6% [em 2018].

A atual pesquisa, que ouviu mais de três mil trabalhadores da Caixa em todo o país, também comprovou que o trabalho no banco estava afetando a saúde de 80% dos empregados. Trouxe, ainda, outros dados alarmantes: 33% estavam afastados por depressão, 26% por ansiedade, 13% por Síndrome de Burnout e 11% por Síndrome do Pânico.

Leia também | PF prende suspeito de participação nas mortes de Bruno e Dom Phillips

Os números da Pesquisa Fenae já provavam, portanto, que o modo tóxico de gestão do banco por Pedro Guimarães [e outros ex-dirigentes também acusados de assédio sexual e moral] — pautada no medo, na “normalização” de abusos, em pressão por metas inalcançáveis e jornadas extenuantes — estavam, de fato, adoecendo milhares de profissionais que se dedicam à instituição, que verdadeiramente acreditam na missão social da Caixa.

Nem empregadas nem empregados nem mulheres nem jornalistas — nem qualquer pessoa — podem ser assediados, agredidos, constrangidos, intimidados. Assédio é crime! E assediadores precisam, sim, ser punidos no rigor da lei.

Enfrentar a impunidade — o maior combustível da violência — e punir culpados não são favores aos bancários da Caixa, a trabalhadores de outras instituições, à sociedade brasileira. Perseguir a Justiça é o que deve ser feito pelas instâncias internas da Caixa, com total isenção e transparência; pelo MPT; pelo Ministério Público Federal; pelo Tribunal de Contas da União.

Estamos falando de um processo social evolutivo pelo qual clama a nação brasileira, a humanidade! E esse processo evolutivo foi startado, em nosso país, pela coragem das bancárias da Caixa. Ao romperem o silêncio e apresentarem as dezenas de denúncias, elas provocam um “efeito onda” que incentiva outras mulheres a não se calarem mais. Elas retiram daquela velha e nauseante zona de conforto o comportamento machista e misógino da opressão, da agressão. Elas são as vítimas do que não mais toleramos!

É urgente que a nova gestão da Caixa implemente políticas realmente eficazes em proteção e defesa dos direitos das mulheres e demais trabalhadores da empresa. Vítimas precisam de garantia de estabilidade no emprego e serem afastadas do ambiente de agressão; denúncias precisam ser apuradas com o envolvimento irrestrito de representações sindicais.

É preciso mudar a cultura nos ambientes de trabalho para que vítimas e testemunhas possam denunciar e colaborar com as investigações, a exemplo do que fizerem as corajosas empregadas da Caixa. Levantamento feito pelo LinkedIn com a consultoria Think Eva mostra que apenas 5% das vítimas recorrem à área de recursos humanos das empresas. Entre as principais causas citadas para não levarem a denúncia adiante estão impunidade dos agressores (78%), descaso (64%), receio de exposição (64%) e medo de demissão (60%).

Não se pode naturalizar a prática do assédio. Não se pode julgar ou culpar vítimas. Não se pode proteger abusadores.

Valores morais e elevados padrões de conduta devem voltar a pautar dirigentes e a gestão de pessoas na Caixa Econômica Federal.

Tentaram “rasgar”, tentaram “sangrar” covardemente a imagem de nossa centenária Caixa, que, especialmente na pandemia, provou ser essencial ao país. Manchada não está a imagem do banco. Manchados, sujos, estão/são aqueles que cometeram os absurdos revelados, que desrespeitaram pessoas, que tentaram se apropriar de um banco que é dos brasileiros. 


Rachel Weber é diretora de Políticas Sociais da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)


Leia também | OAB-CE pede que MPCE investigue conduta do humorista Léo Lins

Rachel Weber, diretora de Políticas Sociais da Fenae | Foto: divulgação
Direito OAB-CE pede que MPCE investigue conduta do humorista Léo Lins
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem?

Vista aérea de área nobre urbana em Fortaleza simboliza o novo mercado imobiliário de luxo, marcado por estratégia, discrição e preservação patrimonial | Foto: reprodução

02/02/2026

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem? Por Sacha Myrna - CEO X Metros Quadrados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Disputa pelo Senado movimenta bastidores políticos no Ceará0
    Política: Disputa pelo Senado movimenta bastidores políticos no Ceará Com duas vagas em jogo nas eleições deste ano, base governista e oposição intensificam articulações e avaliam possíveis nomes para a corrida ao Senado Federal
    10/02/2026
  • Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia0
    Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia Medidas autorizam doação de bens para atração de empresas e cessão de imóvel para fortalecer a saúde no Sertão de Crateús
    10/02/2026
  • Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção0
    Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional
    10/02/2026
  • Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição0
    Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição Casos suspeitos incluem seis mortes no Brasil; especialistas apontam fatores como obesidade, perda rápida de peso, uso irregular e circulação de produtos falsificados
    10/02/2026
  • Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição0
    Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri
    10/02/2026
  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas