

Projeto em Icapuí une arquitetura sustentável e inovação e concorre a prêmio nacional | Foto: divulgação
09 de abril de 2026 – Um projeto desenvolvido no litoral leste do Ceará está entre os finalistas de um dos principais prêmios de arquitetura do país. A “Ampliação do Centro de Visitantes Banco dos Cajuais”, assinada pelo Rede Arquitetos para a Aquasis, foi selecionada para a fase final do Prêmio Obra do Ano 2026, promovido pelo ArchDaily Brasil.
Localizado em Icapuí, o projeto é um dos dois representantes cearenses na disputa e se destaca por integrar soluções bioclimáticas e baixo impacto ambiental à arquitetura contemporânea.
Para Luiz Cattony, sócio do escritório responsável, a indicação amplia a visibilidade da produção arquitetônica local. “Estar entre os finalistas de um prêmio como o Obra do Ano coloca a arquitetura produzida no Ceará em diálogo com o cenário nacional. É também um reconhecimento de um trabalho que nasce de um contexto local, mas que propõe soluções contemporâneas e sensíveis às questões ambientais e sociais”, afirmou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A proposta arquitetônica foi pensada a partir de princípios sustentáveis e se organiza em três dimensões: o tempo da construção, com espaços adaptáveis; o tempo da luz, com uso estratégico de aberturas e sombreamento; e o tempo do uso, com ambientes flexíveis para diferentes ocupações.
Segundo os responsáveis, a obra busca potencializar o conforto térmico utilizando recursos naturais disponíveis, reduzindo impactos ambientais e promovendo maior integração com o entorno.
“Trabalhamos com uma abordagem que valoriza os recursos naturais disponíveis e atuam para potencializar o conforto térmico na proteção dos espaços. Por isso, a construção é pensada como suporte para a vida das pessoas. A força não está apenas na edificação em si, mas na forma como será ocupada e reinventada no dia a dia”, destacou Luiz Cattony.
O Prêmio Obra do Ano chega à sua 10ª edição e é definido por votação popular, reunindo projetos publicados ao longo do último ano na plataforma ArchDaily em língua portuguesa. Após uma seleção inicial, apenas 15 projetos avançaram à fase final, que escolherá três vencedores.

Além da atual indicação, o projeto já foi finalista do Prêmio PROJETO de Arquitetura e vencedor da etapa estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), reforçando seu impacto cultural e social.
Votação Prêmio Obra do Ano 2026 – ArchDaily Brasil
Período: até 15 de abril de 2026
Link: http://oda.archdaily.com.br/br/2026/candidates/183820/ampliacao-do-centro-de-visitantes-banco-dos-cajuais-aquasis-slash-rede-arquitetos/referal/6f9aec7
Leia também | Fortaleza tem história celebrada em sessão solene
Tags: arquitetura cearense, Rede Arquitetos, Aquasis, ArchDaily Brasil, Prêmio Obra do Ano 2026, arquitetura sustentável, Icapuí Ceará, bioclimática, arquitetura nordestina, inovação em arquitetura, projetos sustentáveis, meio ambiente, urbanismo, Portal Terra da Luz