O Réveillon de Fortaleza, maior evento da história da cidade que acontece dos dias 29 a 31 de dezembro, contará com uma mega estrutura para receber artistas e público na passagem de ano. O espaço, com 95,2 mil m2 de estrutura total, promete receber milhares de espectadores, com um impacto de mais de R$ 3,4 bilhões na economia da capital.
A infraestrutura do evento começou a ser montada no dia 01 de dezembro e será finalizada nesta quinta-feira (28/12). O palco possui uma área total de 74 metros de largura por 22 metros de altura, incluindo-se as estruturas laterais e cenográficas. A área útil (boca de cena) do palco, por sua vez, tem área 24x20m.
Além do palco, a estrutura de som e luz também é grandiosa. Para aqueles que estiverem mais distantes do palco, a estrutura também conta com 580m2 de painéis de LED de alta definição, incluindo dois telões laterais e um de fundo. Ao longo da área do evento haverá, ainda, 600 pontos de iluminação diversos, distribuídos pelo palco e nas oito torres de delay, equipamentos que auxiliam também na replicação do som, com 4 metros de altura.
A fachada do palco tem inspiração na arquitetura da cidade, com arcos representando o sol e a cidade da luz. Para iluminar a fachada, serão utilizados 300 metros de fitas de LED. O objetivo é tornar a estrutura mais sustentável, sem lonas, dando destaque aos eletrônicos, além de uma malha preta para intensificar a iluminação.
Durante o evento, serão disponibilizados cinco baterias de banheiros químicos, totalizando 310 cabines, sendo 150 na direção do mar e outros 160 na direção da avenida.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante este mês de dezembro, uma equipe de mais de 500 pessoas trabalha continuamente na montagem do evento. A rede de profissionais inclui coordenadores, produtores, montadores, carregadores, motoristas, técnicos, operadores, limpeza, bem como funcionários específicos para som, luz, LED, banheiros químicos, entre outros.
Cerca de 40 caminhões passam diariamente pelo espaço transportando as 17 toneladas de equipamentos, considerando estrutura, luz e painel de led. A carga e descarga destes materiais está sendo feita através de um recuo já existente na Avenida Historiador Raimundo Girão, presente no projeto Beira-Mar de Todos como um espaço dedicado a essa logística de grande eventos no aterro.
A área para pessoas com deficiência (PCD), adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ficará localizada na lateral direita do palco, ao lado da Avenida Beira-Mar, a 15 metros de distância da área frontal do palco. A entrada da área contará com sinalização adequada para identificação do espaço, além de rampa com controle de acesso e passarela até o elevado.
O espaço tem capacidade para 100 pessoas, incluindo acompanhantes. Serão disponibilizados dois banheiros adaptados localizados ao lado da área PCD (um masculino e um feminino). Além disso, os telões de LED ao lado do palco trarão profissionais intérpretes de Libras que farão a tradução em tempo real durante o evento.
Todo o público que utiliza o espaço PCD tem direito a um acompanhante. Serão adotadas as regras obedecendo a capacidade do espaço disponibilizado.
Foram instalados quatro Postos Médicos Avançados (PMA) no Aterro e no Aterrinho da Praia de Iracema, que funcionarão nos três dias de evento. Cada PMA contará com sala de acolhimento com classificação de risco, de observação, de procedimentos e de estabilização. Ao todo, serão 201 profissionais atuando no evento, incluindo apoio administrativo.
Leia também| Terapeuta dá dicas para ajudar crianças com TEA durante o Réveillon