logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Prevenção: Alece lança programação oficial do Outubro Rosa 2025 no Ceará
Prevenção: Alece lança programação oficial do Outubro Rosa 2025 no Ceará
02/10/2025
Turismo: Brazil Travel Market 2025 abre inscrições gratuitas e espera 5 mil profissionais em Fortaleza
Turismo: Brazil Travel Market 2025 abre inscrições gratuitas e espera 5 mil profissionais em Fortaleza
02/10/2025
Exibir tudo

X-59: Avião supersônico da NASA inicia testes contra barulho extremo Projeto Quesst busca provar que voos supersônicos sobre áreas urbanas podem ser silenciosos e seguros

X-59: Avião supersônico da NASA inicia testes contra barulho extremo

O X-59, avião experimental da NASA, aparece na pista em Palmdale (EUA) ao nascer do sol, logo após receber a pintura final | Foto: NASA/Steve Freeman

02 de outubro de 2025 – Duas décadas após o fim do Concorde, a NASA aposta em uma nova era da aviação supersônica com o X-59 QueSST, avião experimental desenvolvido em parceria com a Lockheed Martin. Diferente do lendário jato comercial franco-britânico, o X-59 não transportará passageiros, mas será usado para pesquisas que podem mudar a regulamentação mundial dos voos acima da velocidade do som.

O principal objetivo da missão é eliminar o estrondo sônico que, no passado, levou à proibição de voos supersônicos sobre áreas povoadas. O novo modelo foi projetado para transformar o “boom” em um leve baque sonoro, semelhante ao fechamento de uma porta de carro, conceito batizado pela agência como “sussurro supersônico”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Como será a fase de testes

O programa do X-59 está estruturado em três etapas:

  • Fase 1 (2025): voos controlados no Armstrong Flight Research Center e na Base Aérea Edwards, na Califórnia, com aumento gradual da velocidade até o voo supersônico.
  • Fase 2 (2026): validação acústica em campo de testes restrito, com sensores medindo a propagação e intensidade do som.
  • Fase 3 (2026-2028): sobrevoos em comunidades selecionadas, com coleta de dados técnicos e relatos dos moradores sobre sua percepção do barulho.

A expectativa é que os resultados sejam usados por autoridades de aviação civil, como a FAA, nos EUA, para estabelecer novos padrões regulatórios baseados no ruído e não apenas na velocidade.

Impacto global da pesquisa

Se a missão Quesst for bem-sucedida, poderá abrir caminho para uma nova geração de jatos comerciais mais silenciosos. Empresas como Boom Supersonic e Spike Aerospace já desenvolvem modelos que dependem diretamente da flexibilização das regras atuais para se tornarem viáveis.

Por outro lado, especialistas alertam para desafios ambientais: aeronaves supersônicas podem consumir até nove vezes mais combustível que aviões convencionais e gerar maiores impactos climáticos. A NASA afirma que pesquisa combustíveis sustentáveis para reduzir os efeitos no meio ambiente.

Assim, o X-59 não promete repetir a experiência luxuosa do Concorde, mas busca oferecer dados científicos para responder a uma pergunta-chave da aviação: será possível voar supersônico sobre cidades sem incomodar quem está no chão?


Leia também | Empresas brasileiras precisam alinhar práticas para reduzir riscos e garantir competitividade global

ESG e governança: Empresas brasileiras precisam alinhar práticas para reduzir riscos e garantir competitividade global

Tags: X-59, NASA, avião supersônico, Quesst, Concorde, Lockheed Martin, aviação, tecnologia, barulho supersônico, Armstrong Flight Research Center, Base Aérea Edwards, Boom Supersonic, Spike Aerospace, voos experimentais, aviação silenciosa

Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro

Ex-banqueiro Daniel Vorcaro investigado por fraudes no sistema financeiro | Foto: divulgação/Banco Master

04/03/2026

Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro0
    Justiça: Mendonça autoriza transferência de Vorcaro Ministro do STF atende pedido da Polícia Federal e determina remoção do empresário para presídio estadual em São Paulo
    04/03/2026
  • Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Subtítulo: Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026 04 de março de 2026 – A federação União Progressista confirmou apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (3), em Brasília, após reunião entre lideranças nacionais e estaduais da federação. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, que destacou o alinhamento do grupo ao campo de oposição no Estado. O encontro reuniu dirigentes partidários e representantes da oposição cearense para discutir o cenário eleitoral e os rumos da aliança para o próximo pleito. Decisão encerra especulações O anúncio põe fim a um período de incertezas que movimentou os bastidores da política cearense nos últimos meses. Parte da base governista avaliava a possibilidade de a federação caminhar ao lado do governador Elmano de Freitas, hipótese descartada com a definição consolidada na capital federal. Para Capitão Wagner, a decisão representa um passo estratégico na construção de um projeto alternativo para o Estado. Segundo ele, a federação chega unida para fortalecer uma proposta de mudança e enfrentar os principais desafios do Ceará ao lado de Ciro Gomes e de outras lideranças oposicionistas. Fortalecimento da oposição Com a definição, a expectativa é de intensificação das articulações políticas nos próximos meses, visando à consolidação das chapas majoritária e proporcionais. Aliados avaliam que o movimento reorganiza o tabuleiro eleitoral e amplia a base de sustentação da candidatura ao governo estadual. Formada nacionalmente por União Brasil e Progressistas, a federação União Progressista figura entre as maiores forças partidárias do país, com ampla presença no Congresso Nacional e nos estados. Leia também | Tags: Portal Terra Da Luz, política do Ceará, eleições 2026, Ciro Gomes, União Progressista, União Brasil, Progressistas, Capitão Wagner, oposição no Ceará, governo do Ceará, articulação política, cenário eleitoral, alianças partidárias0
    Aliança: União Progressista apoia Ciro no Ceará Federação formada por União Brasil e Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Estado em 2026
    04/03/2026
  • Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados0
    Operação: Prefeito e vice de Macapá afastados STF autoriza buscas e afasta gestores após indícios de fraudes em licitações da saúde na capital do Amapá
    04/03/2026
  • Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã0
    Guerra: EUA dizem afundar 17 barcos do Irã Washington afirma que não há embarcações iranianas operando no Estreito de Ormuz e alerta para escolta de petroleiros
    04/03/2026
  • Justiça: José Dumont é preso no Rio0
    Justiça: José Dumont é preso no Rio Ator foi detido no bairro do Flamengo após condenação definitiva por estupro de vulnerável
    04/03/2026
  • Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF0
    Investigação: Vorcaro é preso em nova fase da PF Ministro do STF determinou nova prisão do dono do Banco Master por suspeita de obstrução de investigações e crimes financeiros
    04/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas